Casa Viva Piracaia tem bate-papo e roda de música esta semana

A última semana de junho na Casa Viva Piracaia traz Diálogos Abertos sobre Fake News na quinta, muita cultura popular com Roda de Mestres na sexta e tributo a Nelson Cavaquinho com o sambista Tuco Pellegrino no sábado. Façam já suas reservas!

28.06 | QUINTA

Diálogos Abertos “Fake News” com Pollyana Ferrari
Já compartilhou? Como se defender? O crescimento da desinformação nas redes sociais cria um terreno fértil para discursos de ódio, polarizações e fale news. Pollyana vem para um bate-papo sobre como a educação, o senso crítico e a checarem de fatos podem mudar esse quadro. Pollyana Ferrari é jornalista, professora da PUC-SP, pesquisadora em mídias sociais e autora de livros sobre comunicação digital.
Horário: 19h30
Contribuição Sugerida: 10$

29.06 | SEXTA

Roda de Mestres – Cantoria, Prosa e Poesia
Um encontro de gerações musicais da cultura popular brasileira é o que promete o encontro Roda de Mestres, que ocorre neste sábado no Centro Cultural Casarão. O projeto, que circula desde o ano passado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação e foi idealizado pelo violeiro e produtor campineiro João Arruda, junta no mesmo palco os mestres compositores anciãos João Bá, 85 anos, de Crisópolis (BA), Tião Mineiro, 74 anos, de Boa Esperança (MG) e Sinhá Rosária, 83 anos, de Campinas (SP), com músicos da nova geração, como Esther Alves (flauta, sanfona e percussão), Yandara Pimentel (Percussão) e João Arruda, que conduz a apresentação de maneira descontraída e bem humorada.

“Mais do que um show, este projeto é um divertido encontro musical entre três mestres cantadores e três jovens músicos, todos de origens e tradições musicais distintas que, juntos, no palco e no dia a dia, celebram a união entre a sabedoria do mais velho e a inquietude do mais novo. Formamos uma roda por onde giram cantorias, prosas, poesia e muita alegria”, explica o violeiro. O projeto visa a valorizar os mestres da música popular, divulgar as raízes musicais, resgatar o respeito aos anciãos e fomentar a genuína cultura brasileira.

Horário: 20h
Couvert Artístico: 15$

30.06 | SÁBADO

Tuco Pellegrino apresenta: “Coração Poeta” – Um Tributo a Nelson Cavaquinho
Tuco Pellegrino apresenta neste espetáculo os sambas de Nelson Cavaquinho, desde os clássicos, desconhecidos até sambas inéditos. Nelson retratou como ninguém a vida sob as temáticas do perdão, morte e caridade – “Caridade” por exemplo é o samba de sua autoria que Nelson mais apreciava, pois dizia que o samba era uma espécie de auto retrato da vida do compositor. A morte era um tema recorrente em suas canções e no show serão apresentadas algumas delas como “Luto” e “Degraus da Vida”. Também as que falam da Mangueira, apesar de ter homenageado e ter uma grande simpatia pela estação primeira, o Sambista nunca participou da escola. Sua primeira obra “Não faça vontade a ela” integra o roteiro. Guilherme de Brito foi o parceiro mais frequente de Nelson em “A flor e o Espinho”, “Quando eu me chamar saudade”, entre outras. Tuco Pellegrino estará ladeado do Violonista 7 cordas Guilherme Girardi e do Ritmista Jorge Garcia.

Horário: a partir das 21h30
Couvert Artístico: 25$

Casa Viva Piracaia

Funcionamento: de quinta a sábado a partir das 19h
Reservas e informações: 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo – Ana Laura)
E-mail: piracaia.casaviva@gmail.com
Página do Facebook: casavivapiracaia
Instagram: @casaviva.piracaia

Fonte: Assessoria de comunicação Casa Viva Piracaia