Cidade ganha novas artes de rua promovidas pelo 5º Ocupa Atibaia

As ações do 5º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua, continuam colorindo os espaços públicos da cidade. Nas últimas semanas, três artistas deixaram suas artes estampadas em muros e escadas do município: Matias Picón, Brisola e Alex Hornest. Com mais essas ações, a associação segue cumprindo com a proposta de levar a arte às pessoas em seu dia a dia, de forma totalmente gratuita.

Matias Picón

No dia 28 de julho, o uruguaio Matias Picón estampou a arte “TAPE” em duas escadas de Atibaia. Segundo o artista, o projeto “TAPE” é um tipo de arte urbana que busca desafiar os padrões do grafite, com pinturas feitas em lugares com irregularidades.

Matias Picón no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Ricardo de Paula)

“Eu comecei aproximadamente há dois anos a fazer esse trabalho, que denominei de TAPE, que em inglês significa fita mas, na verdade, é uma sigla, que nasce de uma necessidade que eu tinha de pintar na rua, mas fazer algo que ocupasse melhor o espaço do que um mural. Ele é um trabalho que tem muitas facetas, e uma das mais importantes de todas é que você pode olhar de diversas maneiras, de vários ângulos, e é um trabalho que tem movimento. Na hora que estou executando, ele tem um começo, mas não tem um fim. Então podem acontecer diversas coisas, ele não tem uma forma definida e nem um significado pronto. É um trabalho ‘anti-ego’, na contramão que a arte urbana vai”, explicou Matias.

Matias Picón no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Ricardo de Paula)

Uma das escadas que receberam o projeto “TAPE” pode ser vista na Avenida Jerônimo de Camargo, próximo ao cruzamento com a Avenida Brasília.

Brisola

Nos dias 9 e 10 de agosto, o artista de São Paulo, José Luiz Moutinho Júnior, o Brisola, pintou na cidade o mural “Cores Sonoras”. Brisola ingressou no grafite na década de 90, com a criação de personagens distorcidos e ligados à cultura hip hop. Atualmente, seu estilo é mais focado nas técnicas de ilustração e pintura.

Brisola no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Vitor Carvalho)

“Eu trabalho com grafite já faz 25 anos, mais ou menos. Comecei a pintar em 90, 91, e comecei a fazer trabalhos comerciais. Aí passei a seguir uma linguagem mais puxada para personagens cartoons. Comecei a fazer algumas letras, aí dei uma mudada. Uma época fiz um curso de ilustração que teve uma influência grande no trabalho que eu faço. Eu sempre procuro fazer figuras distorcidas. Agora, estou com uma linguagem de colocar desenhos que têm a ver com lances musicais. Com o projeto ‘Cores Sonoras’, procuro pintar personagens relacionados com música, tanto instrumental quanto mecânica, o lance da discotecagem. Eu tenho uma base com o pessoal do hip hop, que eu conheço bastante”, contou Brisola.

Mural de Brisola no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Vitor Carvalho)

Quem quiser conferir a arte de perto, é só dar uma passadinha no Boulevard Takao Ono.

Onesto

No dia 14 de agosto, foi a vez do artista multimídia, Alex Hornest, o Onesto, deixar um muro da cidade mais bonito. O artista pintou o mural “Extensão de Você”, na região do Jardim do Lago.

Onesto no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Ricardo de Paula)

“Meu processo criativo é bem simples, eu gosto de estar no local, conhecer um pouco das pessoas, do entorno, e isso me inspira a estar aplicando a imagem. Então, às vezes, vem uma pessoa conversar comigo sobre qualquer assunto e eu acabo fazendo um trabalho que tem a ver com aquilo. Esse trabalho (Extensão de Você) tem muita coisa de mim mesmo, o que eu penso, como eu ajo, o que eu gosto de fazer. Então esse personagem brincando com esses mísseis é porque eu acredito muito que a gente tem o poder nas nossas mãos. A ideia é que qualquer pessoa pode fazer o que bem entender, desde que ela se aprimore pra isso, estude, vá atrás dos seus sonhos”, explicou Alex.

Onesto no 5º Ocupa Atibaia (Foto de Ricardo de Paula)

O mural está na Rua Bauru, próximo ao lago do bairro Jardim do Lago.

Ofereça um Muro

Quem não é artista, mas apoia a arte de rua, pode contribuir oferecendo seu muro para receber uma das obras selecionadas pelo 5º Ocupa Atibaia. Aqueles que tiverem interesse em disponibilizar espaço para receber a arte, devem enviar um e-mail para comunicacao@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do muro. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Mais Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil