Domingo (4) é o último dia para se inscrever no 5º Ocupa Atibaia, edital de arte de rua

Neste domingo, 4 de março, às 23h59min, termina o prazo de inscrições para o 5º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas que incentiva o artista de rua, além de espalhar arte pelos espaços públicos da cidade. Podem se inscrever pessoas de todo o Brasil, mas os trabalhos devem ser executados obrigatoriamente em Atibaia, ao longo de 2018. Serão selecionados 10 projetos, que receberão apoio financeiro de R$ 1.500,00 cada.

Ação do 4º Ocupa Atibaia – Lambe-lambe – Bia Ferrer (Foto: Vitor Carvalho)

Importância da arte de rua

A arte de rua enriquece os espaços públicos, criando uma atmosfera especial onde antes havia espaços e ausências, através do trabalho de mentes talentosas e criativas. Ela cria um diálogo com a população local, com aqueles que seguem para o trabalho, para casa, para os afazeres da rotina diária, inspirando, desviando as mentes dos assuntos cotidianos e, muitas vezes, levando à reflexão. “A intenção é fazer um trabalho em conjunto com a comunidade, criando um caminho facilitador entre o artista e os espectadores”, explicou o diretor da Incubadora de Artistas, Vitor Carvalho.

Ação do 4º Ocupa Atibaia – Circo/Teatro – Cia da Sorte (Foto: Ricardo de Paula)

4 anos de Ocupa Atibaia

O Ocupa Atibaia já está em sua quinta edição e, ao longo dos últimos 4 anos, foram promovidos 46 projetos de grafite, música, dança, teatro, circo, pintura, fotografia, instalação urbana, literatura, performance, audiovisual e outros.

Ação do 4º Ocupa Atibaia – Grafite Will Art (Foto: Ricardo de Paula)

Desse total, 13 trabalhos contemplados eram de artistas de Atibaia e cidades vizinhas. “O Ocupa Atibaia é um projeto particular e sem nenhuma verba pública, um dos únicos editais de arte de rua do Brasil. Através dele, muitos artistas de nome nacional tiveram a humildade de participar e trazer ótimas referências, para o grafite ter uma maior aceitação em nossa cidade. Vários artistas da cidade também já se inscreveram e foram selecionados”, contou Vitor Carvalho.

Inscrições

As inscrições gratuitas para o 5º Ocupa Atibaia devem ser feitas até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 4 de março, através do site www.incubadoradeartistas.com.br/editais/ocupa_2018.asp

Imagem Ilustrativa

Cinema na Praça

Em outra ação de ocupação de espaços públicos através da arte, a Incubadora de Artistas promoveu, na noite do último sábado (24), uma sessão gratuita de cinema. Cerca de 200 pessoas estiveram na Praça da Matriz, em Atibaia, par assistir à exibição dos filmes selecionados no 5º Festival Brasileiro de Nanometragem.

5º Festival Brasileiro de Nanometragem na Praça (Foto: Vitor Carvalho)

Quem esteve por lá pôde conferir 92 filmes com até 45 segundos de duração, feitos por realizadores de várias partes do país.

Ofereça um Muro

Quem não é artista, mas apoia a arte de rua, pode contribuir oferecendo seu muro para receber uma das obras selecionadas pelo 5º Ocupa Atibaia. Aqueles que tiverem interesse em disponibilizar espaço para receber a arte, devem enviar um e-mail para comunicacao@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do muro. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Ação do 4º Ocupa Atibaia – Grafite Andre Mogle (Foto: Ricardo de Paula)

Serviço:

5º Ocupa Atibaia (2018)
Inscrições: www.incubadoradeartistas.com.br/editais/ocupa_2018.asp
Data limite: 4 de março de 2018

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil