Instituto Entrando em Cena inicia série de lives a partir de 2 de junho

Imaginem como está a vida desta Instituição que, desde seu nascimento, tem como principal propósito promover o encontro de pessoas e grupos, estimular a produção e criação de ações coletivas, difundir arte, educação e cultura para todes, por parques, praças, escolas, organizações sociais, e espaços culturais?

Pois bem… A história do Instituto Entrando em Cena, vivida e escrita até aqui, pode ser resumida em quatro palavras: pessoas, afetos, convivência e encontros com a arte e a educação, fora dos âmbitos escolar e familiar.

Sabemos que nada substitui o estar junto e misturado, o calor humano e as práticas ao vivo e a cores. Sabemos bem da potência dos encontros que promovemos, ao dividirmos o mesmo espaço e vivenciarmos processos de criação e aprendizagem, no corpo a corpo.

E porque damos tanto valor a isso, e por sabermos da relevância de nosso trabalho no desenvolvimento de pessoas e grupos, é que temos sentido (e profundamente), os efeitos do isolamento físico. Porém (e que bom que existe o porém!), o distanciamento físico, pode não ser exatamente, o distanciamento social, o distanciamento afetivo, o distanciamento de aprendizados e trocas.

Temos acompanhado e aprendido muito com as experiências de outras organizações sociais, artistas, intelectuais e pesquisadores da cultura (do Brasil e do mundo todo), que como nós, têm lidado com os impactos e desdobramentos trazidos pela pandemia. E essas novas experiências, têm nos motivado a criar soluções para lidar com esse gigante desafio de nos mantermos firmes aos nossos propósitos em uma realidade totalmente nova e adversa.

Por tudo isso é que criamos uma programação online, que busca nos reintegrar, nos reaproximar e inspirar os nossos dias de outono, nos conectando uns aos outros: aos aprendizes que estão em suas casas, aos parceiros, e interessados em nossas atividades artísticas.

As “Conversas e Práticas Inspiradoras”, provocam o Instituto Entrando em Cena a permanecer resistindo, vivo, em movimento. Os artistas e profissionais do Entrando em Cena, engajados em suas ações, fortalecem o setor da Cultura do nosso município e reforçam os vínculos com sua extensa comunidade de seguidores e aprendizes.

Convidamos todes a estarem com a gente, às terças feiras de Junho e Julho, às 10hs pelo canal do Entrando em Cena no You Tube:
https://www.youtube.com/InstitutoEntrandoemCena

Confira a programação das duas primeiras semanas

Chair Dance com Mariana Duarte – 02 de junho

Serão trabalhados os princípios da dança como peso, suspensão, apoios e giros, tendo uma cadeira como suporte para os movimentos.

Chair Dance (Foto de Mariana)

Bailarina e coreógrafa formada no Rio de Janeiro pela Faculdade Angel Vianna (90/93), Mariana Duarte integrou o Projeto Dança – Master I. Também cursou técnicas aéreas de circo na Escola Circo Picadeiro e Galpão do Circo. Realizou cursos de aperfeiçoamento nas técnicas clássica e contemporânea no Laban Centre.

For Movement and Dance, London Contemporary Dance School e Greenwich Dance Agency, em Londres. Foi criadora e co-diretora do Núcleo Desastre por 7 anos com o qual ganhou vários editais (municipais, estaduais e federais), criando espetáculos, circulando pelo Brasil, oferecendo workshops, desenvolvendo e fomentando a pesquisa em artes integradas em São Paulo. É educadora de circo aéreos do Instituto Entrando em Cena, desde sua fundação, em 2012.

Flexibilidade com Jaqueline Gomes – 09 de junho

Serão trabalhados exercícios de fortalecimento, resistência e flexibilidade a fi de alcançar abertura ou espacate lateral.

Artista e educadora da arte circense, Jaqueline Gomes integra as Cias Corpo Instável e Trupe Du-arte. Em 2012, deu início à sua trajetória artística por meio do programa de formação nas artes cênicas do Instituto Entrando em Cena (Bragança Paulista) e do curso pré-profissionalizante do Galpão do Circo (SP). Busca, continuamente, o aprimoramento através de diversos workshops e cursos da arte circense. Atualmente compõe a equipe de arte educadores jovens do Instituto Entrando em Cena, além de ministrar aulas de circo aéreos em duas escolas de dança da região bragantina.

Fonte: Shel Almeida / Jornalista, Assessoria de Comunicação