Maestro João Carlos Martins convida grupo de Atibaia para a abertura da IV Semana de Música Erudita

Atibaia será representada na IV Semana de Música Erudita, que ocorre entre os dias 23 e 25 agosto, em diversas unidades do SESI espalhadas pelo estado de São Paulo. O maestro Pedro Fabrício Gomes, responsável pelo projeto Comunidade Musical, vinculado ao projeto Educando com Música e Cidadania, foi convidado pelo renomado maestro João Carlos Martins para participar, na próxima quinta-feira (23), da abertura do evento, na cidade de Mogi das Cruzes. Com entrada franca, a IV Semana de Música Erudita tem como proposta promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para a música erudita.

Maestro João Carlos Martins

Como parte da programação, grupos integrantes do projeto Orquestrando São Paulo, idealizado e coordenado pelo maestro João Carlos Martins, foram inclusos no evento para a realização de um concerto de abertura da Semana, oportunidade em que Atibaia poderá mostrar parte do trabalho desenvolvido na cidade para um novo público.

Cerca de 60 crianças participam do projeto Comunidade Musical, que teve início na garagem da casa do maestro Pedro Gomes. Desde 2016, com apoio da Prefeitura, as crianças se reúnem aos sábados, no Centro Comunitário Armando Petrucci, na Praça da Amada, no Alvinópolis. O objetivo do “Comunidade” é levar a prática da boa música de forma gratuita para pessoas de todas as idades, tendo como característica principal o prazer de se fazer música, independentemente do instrumento musical escolhido.

Educando com Música e Cidadania

O projeto Educando com Música e Cidadania é responsável pela Fanfarra Municipal de Atibaia – FAMA e também pelas aulas de música nas escolas municipais. O projeto envolve mais de duas mil pessoas, desde crianças e jovens, que aprendem música nas escolas municipais, até maestros, professores e monitores que compõem os grupos musicais da cidade.