Atibaia lança Projeto Escola Segura para evitar tragédias

Proposta da Administração Municipal, em parceria com a iniciativa privada, busca ampliar a segurança de alunos e professores, com a instalação do botão de pânico nas escolas municipais e, se possível, nas estaduais.

O Brasil está de luto após a tragédia do último dia 13 de março, na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano/SP e, desde então, Poder Público e sociedade discutem soluções para ampliar a segurança nas escolas em todo o país. Em Atibaia, a Prefeitura se uniu à iniciativa privada para viabilizar o “Projeto Escola Segura”, que prevê a instalação de sistema de botão de pânico nas escolas da cidade.

A proposta é que as unidades municipais e, se possível, também as escolas estaduais distribuídas pela cidade, recebam um alarme de pânico que, uma vez acionado, alerta imediatamente a Guarda Civil Municipal – GCM Atibaia e, consequentemente, as demais forças de segurança da rede interligada, com compartilhamento de informações estratégicas, que já opera na cidade por meio do GGI Atibaia – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública.

Com a iniciativa, seriam disponibilizados três “controles remotos” por escola, distribuídos entre diretores, coordenadores e professores, conforme definição da própria unidade, para acionamento da GCM Atibaia por meio de um botão de pânico, a ser utilizado somente em caso de ocorrência grave, a exemplo dos fatos vivenciados em Suzano. As demais ocorrências continuariam sendo registradas por meio de telefones de emergência (153 – GCM e 190 – Polícia Militar).

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia