Começa matrícula online da segunda chamada do Vestibulinho das Etecs

Convocados devem fazer a matrícula online até esta sexta-feira (14).

Os convocados na segunda chamada do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) devem fazer a matrícula online nesta quinta e sexta-feira (13 e 14 de agosto), desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está localizada. Para candidatos que se inscreveram em cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e de especialização técnica, o procedimento deve ser realizado no site da unidade na qual pretendem estudar.

A matrícula para os convocados na modalidade EaD online deve ser realizada no portal do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead) do Centro Paula Souza (CPS). As listas de convocação estão disponíveis nos respectivos sites.

Se as vagas não forem preenchidas após a segunda chamada, outras listas poderão ser divulgadas. Neste semestre, a mudança no processo seletivo se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

Documentos para matrícula

A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos básicos:

  • documento de identificação (RG ou RNE);
  • CPF;
  • foto recente de rosto.

Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.

Quem foi aprovado no Ensino Técnico deve fazer também o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio, contendo as notas de Português e Matemática da primeira série deste ciclo;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas de Português e Matemática da primeira série;
  • declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio. Neste caso, também é necessário enviar uma declaração escolar contendo as notas de Português e Matemática da primeira série.

Aqueles que são ou foram alunos da rede de escolas estaduais de São Paulo, devem enviar o Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da primeira série do Ensino Médio e Boletim Escolar Digital, a partir da segunda série do Ensino Médio, para fins de comprovação da série que está atualmente matriculado – os boletins poderão ser obtidos no site da Secretaria de Educação.

Já os alunos das Etecs do CPS, além da declaração de conclusão do Ensino Médio ou da declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio, poderão apresentar junto boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos;
  • declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA;
  • boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC);
  • certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC;
  • documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas dentre elas duas obrigatórias, Português e Matemática.

Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, deve fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:

  • certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

Os candidatos ao curso técnico de Enfermagem devem acrescentar o upload de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental e declaração de matrícula na segunda série do Ensino Médio;
  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • declaração de conclusão do Ensino Médio assinada por agente escolar da escola de origem.

Finalmente, quem foi aprovado em curso de especialização técnica deve fazer ainda o upload legível do requerimento de matrícula fornecido pela Etec e de um dos seguintes documentos:

  • histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Técnico regular ou equivalente conforme lista disponível na internet;
  • declaração de conclusão do Ensino Técnico equivalente assinado por agente escolar da escola de origem.

O candidato convocado receberá um e-mail para confirmação de matrícula.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo