Estado quer passar gestão de duas escolas estaduais à prefeitura em Atibaia

O Estado quer passar a gestão de duas escolas estaduais à Prefeitura de de Atibaia (SP). A possibilidade de mudança está gerando dúvidas entre pais e alunos.

A Escola Estadual Gabriel da Silva é uma das passariam para a gestão municipal. Com a medida, passaria a atender apenas estudantes do 1º ao 5º ano – atualmente atendem até o 9º.

Escola Estadual Gabriel da Silva (Foto: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Com isso, cerca de 400 alunos teriam que ser transferidos para outras escolas, entre eles a Maria Eduarda e a Estefanie, que são irmãs. As mães estão com receio da mudança afetar a vida deles.

“Muitos alunos já estão acostumados e vai mudar a rotina de todo mundo”, falou Maria Eduarda. A Bruna Vizacri, mãe delas, está preocupada com a situação. Para ela, a proximidade da escola atual com a casa delas facilita a rotina da família. “Elas vão a pé e juntas, eu fico mais tranquila”, disse.

A municipalização de escolas estaduais está prevista numa resolução da Secretaria Estadual da Educação e vem sendo feito há alguns anos. Em Atibaia, além da escola Gabriel da Silva, uma outra escola do bairro Itapetininga também está nesse processo.

Os pais reclamam da maneira com que a mudança está sendo feita. “Eu não sei onde o meu filho vai estudar. Não é um objeto que está sendo deslocado de um local para o outro. Se ele não ficar bem naquele local, nós vamos fazer o que?”, falou Aristides Oliveira, pai de um aluno.

Um abaixo assinado criado na internet, e que tem mais de duas mil e duzentas assinaturas, pede o cancelamento do processo. Os pais também se manifestaram durante uma sessão na Câmara Municipal.

Um grupo de professores da escola Gabriel da Silva também reclamou da situação. Eles disseram que não receberam nenhum comunicado sobre o assunto. “A gente não teve nenhuma fala nem da gestão, que tambem diz que nao foi avisada. Estamos sem saber onde vamos poder lecionar ano que vem”, falou Constâncio Soria, professor de história.

Outro lado

A dirigente regional de ensino, responsável pelas escolas de Atibaia, disse que o processo deve acontecer, mas que ainda não há nenhum prazo. “É uma fase de estudo, de levantamento, de verificação de endereços dos alunos, localização das escolas mais próximas e também da disponibilidade de vagas dessas escolas”, falou Elelira Sanches.

A Diretoria de Ensino de Bragança Paulista disse ainda que em caso de remanejamento de alunos, vai avaliar a distância entre uma escola e outra e, se necessário, fornecer transporte escolar aos alunos.

Por nota, a Prefeitura de Atibaia informou que o processo de municipalização das escolas não é uma iniciativa ou escolha da Secretaria Municipal de Educação.

A administação disse que se a mudança for confirmada, a transferência de alunos vai ser responsabilidade do Governo do Estado e que vai trabalhar para que a mudança não afete a rotina deles e dos pais.

Fonte: G1.globo.com