Volta às aulas na rede municipal está prevista para 1º de fevereiro em Atibaia

Em conformidade com as determinações do Governo do Estado, as aulas na rede pública municipal de ensino de Atibaia têm previsão de retorno para o próximo dia 1º de fevereiro, em formato híbrido, mesclando atividades presenciais e remotas. O anúncio da data e do formato da volta às aulas no município aconteceu na quarta-feira (13), em pronunciamento do prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono, e da secretária de Educação, Prof.ª Eliane Doratiotto.

(Imagem Ilusttrativa de Malen Monteleone por Pixabay)

Na quarta-feira (13) o Governo Paulista também havia apresentado aos 645 municípios do Estado o planejamento para a volta às aulas presenciais na rede pública estadual a partir de 1º de fevereiro. O Estado autorizou a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

Segundo o prefeito de Atibaia, o formato híbrido permite que seja cumprido o limite máximo de alunos em sala de aula, que é de até 70% para os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e de até 35% para o Ensino Superior, considerando a classificação da cidade na fase amarela do Plano São Paulo, e é um formato válido tanto para as escolas públicas quanto para as instituições privadas. O chefe do Executivo também fez questão de ressaltar que os pais que não se sentirem seguros poderão manter seus filhos em casa, apenas com as atividades remotas.

De acordo com a secretária de Educação, o retorno com os alunos será gradual e cauteloso, seguindo todas as normas de segurança determinadas pela Secretaria de Saúde, e com o objetivo de salvaguardar os direitos de aprendizagem a todos os alunos. Ainda segundo a Pasta, o planejamento inicial será de acolhimento dos profissionais da rede municipal, alunos e familiares, para que seja possível garantir um retorno às aulas responsável, minimizando os impactos causados pelo afastamento dos alunos do ambiente escolar. Além disso, antes da volta às aulas a Prefeitura também está realizando a testagem dos profissionais da Educação Municipal.

Vale lembrar que as medidas anunciadas em Atibaia poderão sofrer mudanças caso a classificação do município no plano São Paulo seja alterada pelo Estado com base no comportamento da pandemia na cidade e região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia