5 dicas para atletas manterem a motivação na volta ao isolamento

Médica do esporte e ortopedista orienta sobre como podemos sair desse momento difícil da pandemia de Covid-19 mais em forma, mais fortes e mais resilientes.

A situação atual da pandemia de COVID-19 colocou o mundo de joelhos novamente em 2021. As fronteiras foram seladas e as viagens proibidas mais uma vez, levando ao adiamento dos grandes eventos esportivos e das expectativas que estávamos de começar o ano num retorno a normalidade, ainda que a chegada da vacina tenha sido adiada. Estávamos até esperançosos, mas aí veio a forma variante e tivemos que nos isolar novamente.

O ano passado foi estressante para todos. O medo e a ansiedade relacionados à doença podem ser opressores e causar fortes emoções negativas, que teremos que enfrentar novamente em 2021, por um bom tempo provavelmente. Pessoas da comunidade esportiva estão confinadas em suas casas porque os eventos esportivos estão suspensos. Sem competições, sem treinamento adequado e sem data de término firme para a ameaça global da pandemia do coronavirus, está ainda mais difícil para os praticantes de esportes se manterem motivados, focados e ativos. No entanto, existem algumas maneiras de utilizarmos esse período de isolamento social em nossa vantagem e sairmos do outro lado mais em forma, mais fortes e mais resilientes do que nunca.

(Imagem Ilustrativa de William Adams por Pixabay)

1 – Expresse-se

Distanciamento social não significa desconectar-se de todos. É fundamental ficar conectado com seu treinador e colegas de equipe por meio de várias plataformas on-line, como WhatsApp, telegram, sms e os apps de vídeos como youtube, zoom e canais de mídia social. Conecte-se com pessoas em quem você pode confiar e se comunicar livremente. Eles podem ser suas fontes de apoio e fornecer a orientação certa durante esse período. Vale também consultar um profissional de saúde mental e seu médico do esporte, uma vez que o nosso CFM liberou na pandemia a consulta on-line.

2 – Utilize esse tempo a favor do seu esporte

Você pode aproveitar esse intervalo entregando-se a atividades que o ajudarão a se sentir mais confiante e renovado quando retornar ao campo, à quadra ou às provas, ao mesmo tempo em que segue o distanciamento social e as diretrizes gerais. Você pode descansar e se recuperar ou ser criativo, envolvendo-se em outros interesses aos quais talvez nunca tenha prestado atenção antes, como por exemplo o yoga ou o pilates. Do contrário, gerencie seus compromissos ou continue trabalhando para manter seu nível de condicionamento físico. Ou talvez estabeleça novas metas e discuta isso com sua equipe técnica e, em seguida, crie um plano para alcançá-las.

3 – Lembre-se e reforce o seu “porquê”

Há um forte motivo para você ter escolhido um determinado esporte, e o tempo que acabou de ganhar recluso pode ajudá-lo a revisitar e se comprometer novamente com ele. Aproveite ao máximo esta oportunidade refletindo sobre o motivo de treinar e competir em seu esporte. Analise seus jogos e treinos anteriores objetivamente e descubra onde precisa melhorar. Isso pode lhe dar um impulso para se manter positivo e motivado enquanto se adapta às restrições atuais. Revisar e remodelar seus objetivos de curto e longo prazo adaptados para atender ao cenário em mudança pode prepará-lo para enfrentar os desafios futuros. Encontrar alegria em assistir ou falar sobre jogos ou conectar-se com colegas de equipe pode despertar as origens do seu “porquê”, dos seus motivos.

4 – Fortaleça sua aptidão física e mental

Se você decidiu manter seu treinamento, pode usar esse tempo para continuar melhorando a flexibilidade, a força física e a força mental. Peça a ajuda de seu treinador sobre quais atividades físicas você deve tentar ou explore melhor as sessões de treinamento virtual fornecidas por vários aplicativos e programas. Você pode aprimorar suas habilidades mentais, incluindo confiança, foco, definição de metas, relaxamento ou visualização. Existem vários curso gratuitos on-line sensacionais! Eu fiz de meditação e aprendi muito.

5 – Estabeleça uma rotina diária

Somos donos do nosso destino e mestres de nossas ações. Temos total controle sobre nossas decisões e como agimos ao longo do dia, desde acordar até dormir. Precisamos solidificar as prioridades e estabelecer uma rotina diária ou semanal, incorporando atividades de autocuidado, como acordar cedo, dormir o suficiente, ter uma dieta balanceada e se envolver em passatempos pessoais além de nos manter ativos. Ajuda-nos a restaurar parcialmente os sentimentos de controle e conforto, ao mesmo tempo que apoia a nossa saúde geral e bem-estar.

Que tal começar agora? Anote sua rotina e vamos mantê-la!

Fonte: EuAtleta (leia a matéria completa)