Caça ilegal de animais silvestres preocupa em Bragança Paulista

Caçadores usam permissão para abater javalis para matar outras espécies que correm risco de extinção.

Caçadores se aproveitam da permissão para abater javalis para promover uma prática ilegal ao caçarem animais silvestres que correm risco de extinção em Bragança Paulista (SP).

Os javalis costumam destruir as plantações e, por se reproduzirem com muita rapidez, o Ibama autoriza a caça da espécie como forma de impedir uma superpopulação do animal. O problema é que caçadores estão aproveitando dessa autorização para matar vários outros bichos.

Javalis (Imagem ilustrativa)

Valcírio Hasckel é produtor rural e tem uma plantação de milho há mais de 30 anos em Bragança Paulista. A área que a plantação ocupa equivale há 560 campos de futebol e há anos ele sofre com os estragos que os javalis fazem na sua lavoura.

“O milho é uma cultura que eles gostam de atacar bastante. Por ano, os javalis destroem cerca de cinco hectares da minha plantação e o prejuízo chega a R$ 20 mil”, afirma.

Desde 2013, o abate legal de javalis é regulamentado pelo Ibama, mas o que era para ser uma solução passou a ser também uma preocupação por causa da caça a outros animais.

Os ambientalistas defendem o abate de javalis, mas dizem que ele tem que ser feito de maneira planejada.

“A caça não é só o abate daquele animal, toda uma prole, uma linhagem genética, a biodiversidade, acabam sendo prejudicadas por causa da caça. Existem associações que podem receber esses javalis ou tem que ser feito um controle, mas de forma humanitária”, afirma a ambientalista Cristina Harumi.

Um exemplo de animal silvestre que foi vítima da ação de caçadores é a onça-pintada Cheetos. Ele teve a mãe morta por caçadores, conseguiu escapar e foi trazido para a Associação Mata Ciliar, de Jundiaí. Segundo a ambientalista, ele nunca mais poderá voltar para a natureza.

“O Cheetos é um animal que viveria em 100 km² e agora vai viver para sempre em 400 m². Infelizmente ele não poderá voltar para a natureza”, disse.

Fonte: G1.globo.com