Estudantes de Atibaia participaram da Semana do Meio Ambiente

Palestras, visitas e experiências ligadas à conscientização estavam entre as atividades.

Durante as atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura da Estância de Atibaia, 525 crianças da Rede Municipal de Educação participaram de palestras, visitas e experiências ligadas à conscientização ambiental. Além disso, mais de 15 mil estudantes da Rede Municipal, de todos os segmentos – creches, pré-escola e ensino fundamental -, desenvolvem atividades de Educação Ambiental durante todo o ano por meio do projeto “Fruto da Terra”.

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente (terça-feira, 5), 60 alunos da EM Profª Serafina de Luca Cherfen visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Estoril, para conhecer os processos de tratamento e participar do lançamento do Programa Papa Óleo, realizado nas escolas municipais, e desenvolvido pela Coordenadoria Especial de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da SAAE.

Visita ETE Estoril – Programa ETE de Portas Abertas

O logotipo do Programa Papa Óleo foi elaborado a partir do desenho feito pelo aluno Luis Fernando Faria Camilo, do 5º ano da escola EM Padre Armando Tamassia – escolhido em concurso de desenhos realizado em março deste ano nas escolas participantes da Rede Municipal, avaliado por uma comissão julgadora.

Luis Fernando Faria Camilo, aluno vencedor do concurso para escolha do logotipo do Programa Papa Óleo.

Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino participaram de palestras sobre a Fauna de Atibaia, ministrada pelo biólogo Daniel Abicair, e 30 estudantes da Escola Estadual José Pires Alvim foram à sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia para uma palestra sobre logística reversa e coleta de pilhas e baterias, uma ação intermunicipal com a participação de alunos de Bom Jesus dos Perdões e Bragança Paulista. Além disso, mais 30 alunos da Escola Estadual Prof João Evangelista Mariano da Costa Lobo visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Jardim Cerejeiras, para conhecer os processos de limpeza da água.

Na quarta-feira (6) pela manhã, 30 estudantes da Escola Municipal Catarina Maria dos Reis tiveram a oportunidade de visitar o Viveiro-Escola do Voador, no bairro dos Pintos, além de participarem do plantio de mudas nativas em área de unidade de conservação, como das espécies Mulungu, Palmito juçara, Coqueiro jerivá, Tucaneira, Araçá e Capororoca, com explicações sobre o processo de germinação e produção de mudas nativas.

Visita ao Viveiro-Escola do Voador, no bairro dos Pintos

A Semana do Meio Ambiente foi realizada pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e Agricultura, além de apoio da SAAE.

Fonte: Prefeitura da Estância de Atibaia