Meio Ambiente: Escolas municipais de Atibaia recebem óleo de cozinha usado para reciclagem

O Programa Papa Óleo começou a ser implantado em Atibaia em março deste ano, em uma iniciativa da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da SAAE. Ele funciona com postos de arrecadação em 27 escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a Coordenadoria, ao todo já foram coletados mais de 2,2 mil litros de óleo usado, preservando cerca de 57 milhões de litros de água.

O óleo de cozinha possui um poder de contaminação preocupante: um litro descartado inadequadamente é capaz de poluir o equivalente a 20 mil litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. O óleo usado, por outro lado, pode ser reciclado de diversas maneiras, como fabricação de massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos, sabão, detergentes, biodiesel, entre outros produtos.

Atualmente, há diversas formas de se reciclar o óleo usado, como na fabricação de massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos, sabão, detergentes, biodiesel, entre outros produtos.