Ninhos de coruja-buraqueira são monitorados em Bragança Paulista (SP)

O projeto “De Olho na Coruja” monitora os indivíduos da espécie, eleita ave símbolo da cidade.

Você sabe quantas corujas-buraqueiras vivem na sua cidade? Pode parecer impossível contabilizar aves, mas em Bragança Paulista (SP) os números começaram a ser levantados.

Colocado em prática há um mês, o projeto “De Olho na Coruja” pretende monitorar os ninhos de coruja-buraqueira no município paulista, que é representado pela ave.

O projeto conta com os registros e as informações enviadas pela população (Foto: De Olho na Coruja)

“A coruja-buraqueira foi eleita este ano, por voto popular, a ave símbolo de Bragança Paulista. Consideramos essencial conhecer melhor esta ave, que é nossa embaixadora socioambiental”, explica Maria Carolina Belotti, uma das integrantes do projeto.

Organizado pelo Observatório de Aves do Instituto Butantan, pelo Coletivo Socioambiental e pela Associação Bragança Mais, o “De Olho na Coruja” tem como princípio de trabalho a ciência cidadã.

Os dados serão apresentados em planilhas e mapas de localização (Foto: De Olho na Coruja)

“Nesta primeira etapa de levantamento estamos recebendo informações da população sobre os ninhos distribuídos pela cidade. Queremos saber a localização, se há presença de filhotes e, sempre que possível, pedimos que nos enviem registros dos animais”, diz Maria Carolina, que ressalta a importância dessa colaboração cidadã para o desenvolvimento da cidade.

“Esses dados e todo o conteúdo produzido no contexto do projeto podem ser usados para tomada de decisões sobre o manejo de áreas verdes da cidade e para o desenvolvimento das atividades educativas nas escolas”, conta.

Em um mês de trabalho os voluntários levantaram dados de 16 indivíduos (Foto: De Olho na Coruja)

A equipe do projeto já contabilizou seis ninhos, com onze adultos e cinco filhotes. Os dados levantados são arquivados em uma planilha e apresentados em um mapa de registros, acessível a todos. “Vemos o projeto integrando-se em todos os momentos do ciclo da ciência cidadã, desde a coleta de dados até o retorno dos resultados, na forma de benefícios coletivos”, diz Maria Carolina.

A estudante de veterinária explica ainda sobre o processo de “tombamento” dos ninhos e indivíduos registrados. “Tentamos sempre identificar adultos e filhotes e adicionamos as fotos à nossa coleção, de forma a atribuir um identificador único em cada uma delas. Este processo é crucial em diversas pesquisas científicas”, completa.

A espécie foi eleita ave símbolo de Bragança Paulista (Foto: De Olho na Coruja)

“Sair para procurar corujas-buraqueiras é uma forma de reunir lazer, qualidade de vida e protagonismo público na vida da cidade. Ficar de olho nas corujas é também ficar de olho em Bragança Paulista”, afirma Teresa Otondo, voluntária do projeto De Olho na Coruja

Fonte: G1.globo.com