Operação Chuvas de Verão segue até 31 de março em todo o Estado

Iniciativa da Defesa Civil Estadual inclui planos preventivos em casos de inundações e deslizamentos em cidades de SP.

Desde o dia 1º de dezembro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPDEC/SP) conduz as atividades da Operação Chuvas de Verão, que se estende até 31 de março de 2019 em todo o território paulista. A iniciativa busca preservar vidas e reduzir os danos aos seres humanos, materiais e ambientais, principalmente no período chuvoso que se aproxima.

Vale destacar que, durante a operação, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e abrandar os impactos associados aos eventos típicos da estação.

Municípios paulistas são diariamente monitorados e assistidos pelos profissionais da Defesa Civil Estadual

Ao todo, estarão em execução oito planos preventivos, que abrangem as 175 cidades mais vulneráveis do Estado, dos quais um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para deslizamentos: Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva.

Oficinas

Além desses municípios, os demais são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual. Para preparar os agentes municipais que operam os PPDCs, são realizadas as Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão nos meses que antecedem a temporada chuvosa. As atividades funcionam como treinamento das práticas preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamentos de terra e inundações.

Desde 2015, no mesmo período, como parte das ações da operação, ocorre a atuação conjunta de diversas agências do Estado e do município de São Paulo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de modo a consolidar, de forma integrada, um sistema de preparação e resposta a eventos adversos, decorrentes dos fenômenos naturais típicos do período de verão.

A proposta é de otimizar e integrar os trabalhos para a obtenção da maior eficácia e produtividade dos recursos humanos e materiais. É importante frisar que a Defesa Civil Estadual também conta com uma ferramenta disponível em São Paulo para auxiliar a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população.

Alertas

O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Todos os usuários de celular do Estado recebem gradativamente uma mensagem SMS, informando sobre a ativação do sistema.

Para se cadastrar, o cidadão só precisa responder a mensagem com o número do CEP de interesse. Desse modo, o usuário passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.

O cadastro pode ser feito em qualquer momento, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para registrar mais de um endereço, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Informações

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e têm o objetivo apenas de informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil Estadual, incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é ser acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, o alcance é potencialmente maior.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo