Plano de Uso Público ordena espaço de estacionamento na Laje da Pedra Grande

Baias de estacionamento estão sendo instaladas no 1º platô da Laje.

Um dos principais atrativos turísticos de Atibaia, a Pedra Grande recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O Plano de Uso Público do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande prevê uma série de ações para disciplinar a visitação na unidade de conservação. Na última semana, um espaço de estacionamento começou a ser ordenado no primeiro platô da Laje, limitando o acesso ao segundo e terceiro platôs.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

A delimitação das baias de estacionamento está sendo feita com postes de madeira tratada e cordas, materiais de mínimo impacto para ambientes naturais, e possibilita um melhor controle dos veículos ao evitar que carros e motos desçam ao segundo e terceiro platôs, espaços que ficarão restritos aos pilotos de parapente e asa-delta que acessam a rampa de voo para descarga de equipamentos e apoio aos alunos em instrução.

O Plano de Uso Público, validado pela Fundação Florestal e discutido e aprovado junto aos conselhos consultivos da Unidade de Conservação, foi publicado em 2020 e compila a caracterização dos atrativos turísticos, horário de abertura e fechamento, as atividades permitidas e não permitidas, assim como as estruturas físicas de controle e apoio à visitação a serem implantadas e/ou manejadas e recomendações em caso de emergência.

Além da ordenação do espaço de estacionamento, outras ações como o manejo das trilhas e a instalação de placas informativas fazem parte da implementação do Plano, viabilizada por meio de Termo de Parceria entre a Prefeitura de Atibaia e a Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos – SIMBiOSE.

O Termo de Parceria, que tem o apoio do Clube Atibaiense de Voo Livre (CAVL) e anuência da Fundação Florestal, é fruto de um Edital de Concurso de Projeto realizado pela Prefeitura de Atibaia após deliberação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).

A Secretaria de Meio Ambiente reforça a importância da delimitação da área de estacionamento na Laje da Pedra Grande e as outras ações previstas no Plano de Uso Público, ressaltando a cooperação entre os diversos atores envolvidos na conservação da área – Fundação Florestal, Prefeitura de Atibaia, SIMBiOSE e CAVL – para promover um turismo ecológico, cada vez mais estruturado, organizado e alinhado à preservação da natureza.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia