Seminário gratuito discute o impacto causado no meio ambiente pelo descarte de bitucas

Evento é gratuito e aberto a toda a população com inscrições prévias que podem ser feitas até esta terça-feira (30). Iniciativa é do Movimento Mundo Sem Bitucas.

Nesta terça-feira (30) é o último dia para garantir a participação em um seminário virtual que vai discutir o impacto de um tipo de lixo que afeta o meio ambiente: a bituca de cigarro. É um evento de graça e aberto para todo o público.

O II Seminário do Movimento Mundo Sem Bitucas (MSB) é um projeto independente e as ações são realizadas por voluntários. O seminário será realizado no dia 3 de dezembro, das 9 às 15h.

(Imagem Ilustrativa: analogicus por Pixabay)

O objetivo é reunir agentes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e academia para tratar do problema das bitucas como agente de poluição do meio ambiente, atualizando a discussão à luz de novos dados, em especial a influência da pandemia do novo coronavírus.

O evento – que será inteiramente virtual – contará com a participação de especialistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros das áreas acadêmicas relacionadas, parlamentares e representantes da iniciativa privada, além de ativistas ambientais.

Haverá um espaço especial para que estudantes, pesquisadores e empreendedores de todo o país, que estejam trabalhando sobre a temática, possam divulgar seus trabalhos por meio de vídeos de curta metragem.

O evento é totalmente gratuito, ocorrerá de forma online e será aberto a todo público interessado no tema. Os participantes que se inscreverem terão certificado de participação. As inscrições para participar do evento podem ser feitas até esta terça-feira (30) no site da iniciativa.

Programação

A segunda edição do seminário MSB contará com a participação de especialistas e pesquisadores das áreas acadêmicas relacionadas, do poder público, parlamentares e iniciativa privada, além de ativistas socioambientais. Nesta edição haverá um olhar mais amplo e com participações internacionais.

A novidade será a abertura de um espaço especial para estudantes, pesquisadores e empreendedores de todo o Brasil que estejam trabalhando sobre a temática desde os seguintes pontos de vista:

  • Prejuízo das bitucas ao meio ambiente em geral;
  • Prejuízo das bitucas aos oceanos (por ser a década dos oceanos);
  • Projetos de reciclagem de bitucas;
  • Prejuízo das bitucas para a saúde (trazendo também a temática das doenças respiratórias, como a Covid-19, e o cigarro).

Fonte: G1.globo.com