Abandono de animais aumenta no fim do ano e campanha conscientiza sobre cuidados com pets

Campanha "Dezembro Verde" alerta para conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais.

Por causa das férias e festas de final de ano, o abandono de animais tem um aumento significativo durante o mês de dezembro, de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa).

“Infelizmente o ano todo temos abandono e maus-tratos. Mas como dezembro é o início das férias e festas, muitas pessoas vão viajar e abandonam os animais sozinhos em casa, soltam nas ruas, em estradas ou em locais ermos”, informa a Uipa de Itapetininga.

Por isso, municípios brasileiros realizam a campanha “Dezembro Verde” para conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais.

Campanha “Dezembro Verde” alerta para conscientização contra o abandono e maus-tratos aos animais. (Imagem Ilustrativa de Alexas_Fotos por Pixabay)

Segundo a ONG, no fim do ano é necessário intensificar campanhas nas redes sociais, mas além de não abandonar animais, é necessário compreender todas as necessidades de um pet.

“É importante que elas saibam que estão levando para casa um ser vivo, que sente dores, fome, frio, sede e solidão.”

São algumas opções deixar os animais com amigos e familiares, mas há também serviços como hotéis para pets e dog sitter.

“Ter um animal de estimação é algo que será por toda a vida do bichinho. Deverá ser considerado um membro da família e receber os cuidados e proteção necessários”, explica.

Atualmente a Uipa de Itapetininga abriga cerca de 300 animais, entre cães, gatos, cavalos e jumentos que foram resgatados e esperam por um lar. A ONG também recebe doações por meio da internet.

Denúncias

Casos de maus-tratos a animais devem ser denunciados à Polícia Militar. Os suspeitos podem ser presos, sem fiança, e a reclusão pode variar de dois a cinco anos.

Fonte: G1.globo.com