Como proteger os pets dos produtos de limpeza, em tempos de coronavírus

Com a pandemia de coronavírus, as medidas de higienização das casas aumentaram muito, e os pets, muito sensíveis aos produtos de limpeza, têm sofrido com isso. Para não comprometer a segurança dos humanos nem a dos animais, o É de Casa estreou o quadro Os Donos da Casa, no qual o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi ensina como proteger os nossos grandes amigos de quatro patas.

Dono de seis cachorras, André Marques tirou dúvidas com Rossi, assim como a ex-BBB Rafa Kalimann, que passa a quarentena em sua chácara, em Goiânia, na companhia de quatro cãezinhos. Para Rafa, cujos cães estão numa área com pomar, Rossi alertou sobre os perigos de algumas árvores frutíferas, como carambola e abacate.

“Pés de abacate e carambola são tóxicos para os pets.”

E por falar em tóxico, Rossi comentou acerca do novo hábito de algumas pessoas de passar álcool gel na patinha dos pets.

“Raramente não tem problema, mas se virar um hábito vai ressecar e lesionar as patinhas, abrindo espaço para que alguns vírus entrem. Uma solução são as botinhas de borracha para evitar o contato do animal com a rua. Já o álcool gel nos alimentos pode intoxicar os animais.”

Água sanitária também deve ser usada com moderação, respeitando a dosagem correta. O material, que elimina o coronavírus, é prejudicial para a saúde dos pets. O vapor do produto em excesso entra em contato com as mucosas do animal, prejudicando-as. E as mucosas são as principais proteção dos pets. Se o objetivo é evitar cheiros, Rossi aconselha uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, com baixa toxicidade.

E o que fazer para entreter os cães confinados? Rossi deu dicas preciosas, ensinando a fazer um brinquedo prático com garrafas de plástico.

Fonte: Gshow.globo.com (leia a matéria completa)