Tudo sobre insuficiência renal em gatos que seu veterinário nunca te contou

Os gatos Oskar, Dina e Kim moravam numa fazenda, nos Estados Unidos. Só precisaram ir ao veterinário duas vezes na vida: para tomar uma única dose de vacina contra raiva, e para tratar de abcessos e ferimentos decorrentes de brigas . Se alimentavam dos ratos e pássaros que conseguiam pegar e leite fresco. A idade deles? Vinte anos.

Pode parecer exagero, mas essa história é verdadeira, embora não seja comum nos dias atuais.

Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com insuficiência renal em gatos? Absolutamente tudo, para usar um pleonasmo. O modo como criamos e alimentamos nossos bichinhos hoje em dia e, há pelo menos 60 anos, está abreviando sua vida. A maior causa de morte nos gatos é decorrente da falência dos rins. A maioria de nós tem ou já teve um gato com insuficiência renal ou conhece alguém que esteja passando por esse problema com seu animal. É importante questionarmos até que ponto isso é “normal”, e quais as causas que levam à insuficiência renal em gatos.

Bom, a primeira resposta você já tem: não, não é normal a incidência tão alta de insuficiência renal em gatos. Com exceção de determinadas raças, que já possuem uma predisposição genética, ou por algum problema congênito, a maioria dos gatos são saudáveis e podem ter uma vida longa com qualidade.

Clique aqui para ler o artigo completo na página PetMe!