Uva, café e abacate, conheça alguns alimentos que podem ser tóxicos para os pets

Mesmo que o produto seja nutritivo e saudável para os humanos, pode ser perigoso para os animais.

Por acaso você já ofereceu frutas como petiscos para seu pet? É preciso muito cuidado ao compartilhar um alimentos com os animais, isso porque alguns podem ser tóxicos, mesmo que seja nutritivo e saudável para os humanos.

(Imagem Ilustrativa de Jusdevoyage por Unsplash)

“Alimentos comuns para humanos podem ser extremamente tóxicos para os animais. O sal, por exemplo, presente na maioria dos alimentos que nós consumimos, faz muito mal, assim como o alho e a cebola. Por isso, orientamos que as pessoas não forneçam comida no lugar da ração”, adverte o Médico-veterinário, Edvaldo Salles.

Ele ressalta que os sintomas de intoxicação podem variar desde vômito amarelado ou com espuma, diarreia, desidratação, comportamento atípico, até sintomas mais sérios como febre, salivação excessiva, tremores e convulsões.

O veterinário também destaca que até mesmo alimentos considerados saudáveis para humanos, como algumas frutas, podem desencadear alergias e intoxicação nos pets. É o caso das uvas, abacate, coco e algumas frutas cítricas.

Outros alimentos, como café, chocolate, passas, comidas gordurosas, álcool e até leite, também podem prejudicar o fígado do animal, principalmente dos felinos.

“As toxinas presentes tanto na polpa da fruta quanto na casca podem afetar o rim ou o fígado do animal. A orientação é que o tutor leve o pet ao veterinário imediatamente para atendimento”, completa Edvaldo.

Fonte: G1.globo.com