Vai levar seu cão à praia? Confira alguns cuidados básicos para evitar problemas

Tradicional banho de mar para se refrescar não traz prejuízos para os pets, mas deve ser permitido pelas prefeituras das cidades litorâneas. Veja as orientações de uma médica veterinária.

Com o calorão típico do fim do ano, muitas pessoas têm colocado as malas nos carros e viajado para o litoral com a família toda: marido ou mulher, mãe, pai, filhos e, até mesmo, os animais de estimação.

Mas, de acordo com a médica veterinária Valeria Vernaglia, é preciso tomar cuidados básicos com os cães nas cidades litorâneas. A especialista explica que não há problema em levá-los nas viagens, desde que haja preparo.

“Vacinação em dia, vermifugação, uso de antiparasitários como prevenção do verme do coração, mais comum no litoral. O veterinário indica o mais adequado para cada raça”, lista.

(Imagem Ilustrativa de Luis Mendoza Jinette por Pixabay)

O tradicional banho de mar para se refrescar não traz prejuízos para os pets, mas deve ser permitido pelas prefeituras das cidades litorâneas. Além disso, a supervisão dos donos é essencial e o animal deve ser banhado no pet shop ou em casa logo em seguida.

Por outro lado, o sol forte pode ser prejudicial tanto para os donos quanto para os cães. Para evitar queimaduras, os humanos devem usar protetor solar, mas e os bichinhos?

“Evitar sair nos horários com sol forte e evitar queimadura dos coxins, as almofadinhas das patas. Os cães de pelagem curta e branca são os mais suscetíveis a queimaduras e aumentam a probabilidade de câncer de pele, pois são animais com grande predisposição. Então, a dica é ir bem pela manhã, quando ainda não há pessoas na areia, ou bem ao pôr do sol”, afirma.

Outra orientação da especialista é não esquecer de levar um potinho para água e “cata-caca”. “Ao retornar do litoral , repetir o vermífugo e o antiparasitário. Importante também ressaltar a segurança e o uso de coleira em lugares públicos”, continua.

Companheiros de viagem

Wladimir Agmont conta que costuma levar as duas cachorrinhas junto quando viaja para o litoral. Afinal, os animais são os grandes companheiros dele no dia a dia.

“[As cachorras] ficam comigo lá, saem na rua, mas nada de praia, pois não é o lugar adequado por diversas razões e entendo que o principal é o problema da higiene. Infelizmente, é comum você ver animais levados por pessoas transitando e fazendo até necessidades por ali mesmo. Creio que é uma questão de consciência de cada um.”

Ele ressalta também que esse tipo de situação pode até mesmo comprometer a convivência com os outros turistas que estão no local.

“As pessoas precisam se pautar com mais educação e pensar no outro antes de agir. Os animais devem ser bem cuidados sempre, pois nos ajudam a ter uma vida mais saudável e nos ensinam a todo momento”, completa.

Fonte: G1.globo.com