Alunos da rede municipal de Jarinu estão há dois anos sem receber uniformes

Pais de estudantes das escolas municipais de Jarinu (SP) reclamam que as crianças estão sem os uniformes escolares desde 2016. De acordo com eles, no ano passado a prefeitura prometeu entregar, mas não cumpriu o prazo.

Como estão sem uniformes, as crianças têm ido às escolas com roupas diferentes. Segundo o secretário de Administração, Anderson da Cunha, a prefeitura não tem um prazo para a compra dos uniformes por conta da crise econômica no país.

Alunos das escolas municipais de Jarinu estão sem receber uniformes há dois anos (Foto: Reprodução/TV TEM)

Na Escola Municipal “Maria Helena Messias”, no bairro Maracanã, a maioria das crianças vai estudar com roupa normal. Aquelas que ainda têm uniformes antigos vão com eles, só que algumas calças estão curtas e justas.

Maria Isabel, que cuida da sobrinha, contou que recentemente a prefeitura exigiu que os alunos desfilassem de uniforme no dia 7 de setembro. O da sobrinha dela já não estava mais servindo. “Minha sobrinha fica com vergonha de vir, porque as calças já estão na canela”, conta.

Delma é mãe de duas crianças, uma de 5 e outra de 8 anos. Ela até tentou aproveitar o uniforme do mais velho, mas não conseguiu por muito tempo.

Anderson da Cunha afirma que outro motivo para o atraso da compra foi a Lei de Diretrizes e Base da Educação, a LDB, que não permite a compra de uniformes com recursos da educação. Ele afirmou ainda que a prefeitura não prometeu a compra no ano passado.

“Oficialmente, a prefeitura não fez nenhuma promessa, a gente não chegou nem a lançar o edital de licitação por não ter recurso. Provavelmente foi boato que surgiu em relação a isso”, explica o secretário.

Sobre o desfile de 7 de setembro, Anderson diz que a informação não é verdadeira e que em momento algum a prefeitura exigiu o uso do uniforme em qualquer evento.

Fonte: G1.globo.com