Bares e restaurantes vão exigir passaporte da vacina em Bragança Paulista

Novo decreto visa conter casos de infecções na cidade. Quem desrespeitar a medida está sujeito a multa e outras sanções.

Bares e restaurantes de Bragança Paulista terão que passar a exigir o passaporte da vacina dos clientes a partir desta quarta-feira (9). Os estabelecimentos que não seguirem a norma podem ser multados e interditados.

A medida faz parte de um novo decreto, publicado na terça-feira (8), que impõe restrições com o objetivo de diminuir os casos de infecções na cidade.

(Imagem Ilustrativa: Nenad Maric por Pixabay)

Clientes de restaurantes, lanchonetes, bares, buffets vão precisar comprovar que tomaram a vacina contra o coronavírus. O comprovante com a 1ª e 2ª dose da vacina pode ser apresentado pelo cartão de vacinação ou digitalmente, pelo aplicativo do Poupatempo ou Conecte SUS.

Cada estabelecimento vai ficar responsável por analisar os comprovantes. Mas agentes da prefeitura vão fiscalizar se o documento realmente está sendo pedido nos comércios.

Com o novo decreto, foi suspenso o atendimento de pessoas em pé em restaurantes, lanchonetes, buffets e similares. Os estabelecimentos também só podem receber 70% da capacidade total do local.

Os clientes também só podem entrar nos estabelecimentos até 00h e, a 1h os comércios devem encerrar as atividades. Após esse horário, serão permitidos os serviços de delivery e drive thru.

Quem descumprir qualquer determinação do decreto pode ser multado e, em casos de reincidência, o estabelecimento pode ser lacrado.

Atualmente, Bragança Paulista tem 30.797 casos de Covid-19 e 616 mortes pela doença. Há 21 dias a cidade tem todos os 17 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 ocupados.

Fonte: G1.globo.com