Conta de luz vai ficar 15,5% mais cara em algumas cidades da região

A partir de 12 de julho, tarifa fica mais cara em Bragança Paulista, Vargem e Joanópolis. Aneel, agência que regula o setor, autorizou o aumento na terça-feira (3).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (3) o índice de reajuste tarifário da Energisa. O reajuste médio na conta de luz ao consumidor será de 15,55% e passa a valer no próximo dia 12. Na região, a concessionária atende Bragança Paulista, Vargem e Joanópolis.

Os clientes residenciais terão um reajuste médio de 15,05% na tarifa e; os industriais, de 16,21%. Para os clientes comerciais e rurais, o efeito médio será de 15,22%.

Segundo a Energisa, a compra de energia das geradoras impactou em 13,3% o reajuste na conta. O motivo é a seca nos últimos meses, que provocou o acionamento das usinas termelétricas para suprir a demanda. Esse tipo de geração é mais cara que a de usinas hidrelétricas.

Reajuste

O reajuste de tarifa é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente e a cada cinco anos, no processo de revisão tarifária periódica.

O reajuste do próximo dia 12 será aplicado a mais de 80 municípios atendidos pela Energisa.

Fonte: G1.globo.com