Falta de segurança no campo assusta produtores rurais em Jarinu

Nos últimos meses, muitos agricultores da cidade já foram vítimas de quadrilhas de criminosos, que levaram até tratores.

A falta de segurança no campo tem assustado os produtores rurais de Jarinu (SP). Nos últimos meses, muitos agricultores já foram vítimas de quadrilhas de criminosos, que levaram até tratores.

Falta de segurança no campo assusta produtores rurais em Jarinu (Foto: Reprodução/Tv Tem)

 

Em um dos casos, um vídeo mostra um trator na lavoura pouco antes do assalto. Os bandidos chegaram ao sítio em três carros. Eles estavam armados e faziam ameaças. Os criminosos levaram o trator e um caminhão carregado com verduras, resultando em um prejuízo de R$ 160 mil.

O agricultor responsável pela propriedade, que preferiu não se identificar, conta que nunca tinha passado por uma situação parecida.

“Tem vizinhos meus me ajudando, porque a gente não tem força para poder comprar outra máquina agora. A gente ficou sem saber o que fazer. E com as famílias morando aí sem poder trabalhar agora”, relata.

Além do prejuízo, fica a sensação de medo. Das três famílias que moravam e trabalhavam na propriedade, duas decidiram ir embora depois do que passaram.

 

Os moradores da zona rural de Jarinu dizem que os assaltos em sítios têm aumentado nos últimos tempos. Essa insegurança tem preocupado os produtores rurais, que estão fazendo o que podem para se proteger.

“As pessoas vão ficando com medo, vai deixando a roça, vai para outro canto, para não vivenciar uma situação assim. Agricultura aqui para nós é um ambiente saudável, se começa a ter problemas vai desanimando cada vez mais, né?” questiona um produtor rural, que também preferiu não se identificar.

O pedido dos moradores é por mais patrulhamento da polícia na zona rural do município. “O pessoal que furta e rouba e tudo também vai ficar mais afastado quando tiver uma Patrulha Rural do que não ter nada, né? Quando não tem nada, tá facil”, diz o agricultor responsável por uma das propriedades assaltadas.

A Polícia Militar informou que sempre faz operações e rondas nos bairros Campos dos Aleixos e Campo Largo. Já a Polícia Civil disse que está investigando todos os furtos e roubos registrados na zona rural da cidade.

Fonte: G1.globo.com