Ursa Marsha será transferida para Santuário em Joanópolis

Uma ursa de aproximadamente 33 anos que foi resgatada de maus-tratos em circos está há 7 anos em um zoológico de Teresina, capital do Piauí.

Marsha – como é chamada a ursa – não se adapta bem ao calor e, segundo denúncias de ativistas, sofre muito com as altas temperaturas do Piauí.

Após cerca de um ano e meio de negociações envolvendo diversos profissionais, políticos, artistas e ativistas de São Paulo, Brasília e outros estados, Marsha finalmente será transferida para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, São Paulo.

Ursa Marsha (Foto: Reprodução/ Instagram)

O santuário há 27 anos faz um trabalho muito conhecido em todo o país, especialmente por resgatar e manter grandes felinos, entre outras espécies. O local é rodeado por floresta nativa e tem temperaturas consideravelmente mais baixas do que o Piauí, o que será um grande alívio para Marsha.

Toda a logística de transferência da ursa do Piauí para São Paulo tem envolvido dezenas de profissionais e ativistas. Uma equipe de pelo menos 10 pessoas estará diretamente envolvida acompanhando a ursa do Piauí até São Paulo.

O documento que permite o transporte de Marsha foi conseguido no último dia 6, véspera de um feriado prolongado.

Imediatamente, a equipe do santuário iniciou todo o processo de encaixar as agendas dos profissionais envolvidos, especialmente a de um veterinário experiente e de confiança do Rancho dos Gnomos que acompanhará tudo de perto.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está apoiando o traslado de Marsha disponibilizando um avião de carga e toda sua tripulação. A Porto Seguros, como fez em outros resgates envolvendo o Rancho dos Gnomos, dará todo o apoio logístico por terra (do aeroporto até os locais de saída e de destino). O Instituto Luisa Mell fez uma generosa doação para adaptação de um recinto que servirá como primeira casa de Marsha dentro do Rancho dos Gnomos.

O data do transporte será na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, segundo anúncio feito através da página do Instagram @ursamarsha. O animal sairá do Parque Zoobotânico de Teresina e será levado para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos.

“Oi amiguinhos! Martelo batido. O voo da Força Aérea Brasileira sai na semana que vem, manhã de quinta-feira, 20, do aeroporto do Galeão (RJ). Pousa em Guarulhos (SP), onde embarca a equipe do @ranchodosgnomos, os ativistas diretamente envolvidos, jornalistas e cineastas (depois a gente fala dessa parte). Vai até Natal (RN), onde faz uma parada técnica e voa a Teresina, capital do Piauí. Após o pernoite, o Hércules C-130 decola às 12h do dia 21, com destino a Guarulhos para o desembarque de nossa ursinha. Nossa princesinha Marsha vai para a sua nova casa, em Joanópolis, cerca de 60 Km de São Paulo. “Eterna GRATIDÃO à minha fada-madrinha, tia @caroldosanimais, que comanda toda a Operação Marsha Livre. Às vezes fico em dúvida de quem é a fera. Será que sou eu? Ou será que é ela? Lembrando que sem a força de cada um de vocês, que sempre atenderam prontamente nossas estratégias de mobilização, nada disso estaria acontecendo. Muitas bênçãos em sua preciosa vida!”, diz a legenda da imagem.

Marsha será levada em um voo da Força Aérea Brasileira.  Em outra publicação no Instagram, o perfil compara as temperaturas de Teresina com 37º e Joanópolis, para onde a ursa será levada marcando apenas 23º.

Fontes: https://www.vista-se.com.br/marsha-ursa-que-esta-em-teresina-no-piaui-sera-transferida-para-santuario-em-sao-paulo-em-breve

https://www.meionorte.com/noticias/fim-do-drama-ursa-marsha-sera-transferida-no-dia-21-de-setembro-345109