Atibaia atende viajantes que precisam emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

A partir deste 15 de março, Atibaia começa a atender pessoas que precisam emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para viagens ao exterior. O Centro Municipal de Orientação ao Viajante, localizado na Secretaria Municipal de Saúde, também prestará informações relacionadas à locomoção para áreas de risco no Brasil e em outros países. No novo espaço serão atendidos somente moradores da cidade.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que comprova a vacinação contra doenças, como a Febre Amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Para ser atendido no Centro Municipal de Orientação ao Viajante, o interessado deverá realizar um pré-cadastro no site www.anvisa.gov.br/viajante e também fazer agendamento pelo telefone 4414-3354.

Os documentos necessários para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia são: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento para menores de idade que não possuam RG, comprovante de residência original nominal, cartão SUS, carteira de vacinação já completa e com os devidos carimbos. A lista dos países que exigem o Certificado pode ser consultada na internet, no site da Organização Mundial de Saúde (OMS).