Com leitos lotados, Bragança Paulista tem 18 pacientes à espera de internação por Covid-19

Taxa de ocupação de UTI e enfermaria está em 100% desde o dia 18 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 60 pacientes tiveram de ser transferidos para hospitais em outras cidades.

Com os leitos hospitalares lotados, Bragança Paulista tem 18 pacientes à espera para internação por Covid-19. A cidade está com a taxa de ocupação de UTI e enfermaria em 100% desde o dia 18 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 60 pacientes tiveram de ser transferidos para hospitais em outras cidades.

Bragança Paulista passa pelo momento mais crítico desde o início da pandemia, em março de 2020. A cidade tem 9,9 mil casos confirmados, um aumento de 140% do número de infectados na comparação entre janeiro e dezembro. Além de 167 óbitos.

UPA Bom Jesus em Bragança Paulista (Foto: Alesp)

Atualmente, a cidade conta com 34 leitos hospitalares e cinco leitos contratados de um hospital da rede particular. O número não conseguiu suprir a alta demanda e Bragança atingiu a capacidade máxima em 18 de fevereiro.

De acordo com a prefeitura, a cidade não tem mais capacidade de ampliação, sem espaço nos hospitais existentes para novas instalações.

Com isso, tem encaminhado pacientes para outras cidades, como a capital e Guarulhos. Cerca de 60 pessoas já deixaram a cidade e foram encaminhadas a leitos em outros municípios, principalmente na capital. Mas com os hospitais chegando ao limite em São Paulo, a cidade passou a acumular fila de espera.

De acordo com a gestão, 18 pessoas aguardavam por um leito até a noite desta quinta (4). Elas são cadastradas na Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), que concentra a oferta de vagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são encaminhadas ao primeiro local onde houver vaga.

Fase vermelha

Com o colapso no sistema de saúde, a prefeitura colocou a cidade em fase vermelha desde o dia 2 de março, antes da determinação estadual. À época, Bragança estava na fase laranja, porque está inserida na região de Campinas na classificação.

Em decreto próprio, além de permitir o funcionamento apenas de comércios essenciais, a prefeitura ainda impediu a venda de bebidas alcoólicas de sexta a domingo.

Fonte: G1.globo.com