Coronavírus: Instituto Butantan orienta forma correta de lavar as mãos

Órgão do Estado tem página especial na internet com informações e orientações importantes a respeito do vírus e da doença provocada por ele.

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, mantém uma página especial no portal da entidade com conteúdos multimídia sobre o novo coronavírus, com informações e dicas sobre prevenção e combate à doença. Em um dos vídeos, o instituto orienta a forma correta de lavar as mãos (veja abaixo). A higienização é uma das principais formas de prevenção à COVID-19, como é chamada a doença provocada pelo novo coronavírus.

Na página especial criada pelo Butantan há outros vídeos, imagens e seção de perguntas e respostas sobre COVID-19, que buscam esclarecer os internautas a respeito da enfermidade. Na quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde classificou como pandemia o cenário da doença pelo planeta, conceito usado quando são registrados casos em todos os continentes.

“Temos períodos do ano com maior aparecimento de determinada doença. Os coronavírus sempre foram muito mais atuantes no inverno. Pergunta-se muito o porquê disso, que está relacionado à temperatura. O inverno tem um ponto: os ambientes fechados, sem a circulação de ar, que dão ao vírus mais chances de entrar em contato com outra pessoa”, explica a diretora do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, Viviane Botosso, ao Canal Butantan, no YouTube.

Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura; os vírus foram colorizados de amarelo e a membrana da célula infectada, ao fundo, recebeu uma cor acinzentada (Imagem: Reprodução/ Portal do Governo do Estado de São Paulo)

“O Instituto Butantan faz parte de um esforço mundial pela busca da nova vacina contra o vírus, uma iniciativa conduzida pelo National Institutes of Health, órgão de saúde dos Estados Unidos”, salienta o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip.

Criado em 1901, o Instituto Butantan tem em sua origem atividades voltadas à resolução dos problemas de saúde pública. Trata-se de um centro de pesquisa biomédica importante e com larga experiência na produção de imunobiológicos, com capacidade para produzir mais de 100 milhões de doses de vacinas e soros por ano.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo