Palestra contra o suicídio será realizada dia 19 de agosto em Atibaia

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá uma palestra com o tema “Suicídio: desafios para a rede”, que será no dia 19 de agosto, às 8h30. O evento ocorre no Centro integrado de Educação Municipal, localizado na Rua da Imprensa, 165 – Ressaca, Atibaia.

A palestra conta com o convidado Prof. Dr. João Fernando Marcolan, docente da disciplina de saúde mental, na escola de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (USP). Organizado também, pelo Centro de Atenção Psicossocial, a participação é gratuita.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 800 mil suicídios por ano, no mundo, resultando aproximadamente uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são mais de 11 mil casos anuais de suicídio, sem contar outros problemas de saúde mental que milhares de pessoas enfrentam.

Pessoas com transtornos mentais e familiares também podem procurar os demais componentes do RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Atibaia: SAMU, UPAs 24 horas, leitos de saúde mental em Hospital Geral, Programa de Volta para Casa, iniciativas de geração de trabalho e renda e fortalecimento do protagonismo de usuários e familiares.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia