Prefeitura de Atibaia alerta a população sobre o cadastramento no e-SUS

A Prefeitura da Estância de Atibaia intensificou as atividades de cadastramento no e-SUS em todas as unidades de saúde do município. O cadastramento é uma determinação do Ministério da Saúde e deve ser realizado por todo cidadão, com isso, os repasses federais ao município serão mantidos e assim a Secretaria de Saúde poderá manter os atendimentos em todas as suas unidades.

A Administração Municipal recomenda que, mesmo que o cidadão não seja usuário rotineiro do SUS, não deixe de se cadastrar. O munícipe pode não fazer uso da unidade de saúde de seu bairro mas, o SUS não é somente “o Postinho”, o SUS é a vacina, o medicamento, a vigilância sanitária, entre outras atividades mais que são realizadas em favor do munícipe.

A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada em busca de um SUS eletrônico. A participação da população junto ao e-SUS é um regulador de repasses e recursos do governo Federal ao município, desta forma a garantia de verbas necessárias para o atendimento de excelência também passa pela participação e adesão de cada munícipe.

De acordo com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde, o sistema e-SUS AP foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na Atenção Primária. Logo, o sistema é utilizado por profissionais das equipes de AP, pelas equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo ainda dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde. A versão atual do sistema apoia a gestão do processo de trabalho das equipes por meio da geração de relatórios, sendo que, nas novas versões, serão contempladas várias ferramentas de apoio à gestão e à rotina diária das Unidades de Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia