Prefeitura de Atibaia cria plano de contingência para combater o Coronavírus

Prefeito reuniu Secretários para definir os serviços públicos que deverão funcionar nas próximas semanas e as medidas de prevenção contra o vírus COVID-19.

A reunião extraordinária convocada pela Prefeitura da Estância de Atibaia neste domingo (15), no Fórum Cidadania, definiu o plano de contingência a vigorar no município para evitar o contágio pelo novo Coronavírus na cidade. Na ocasião, estiveram reunidos o prefeito Saulo Pedroso de Souza, o vice-prefeito Emil Ono, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Simone Cardoso, os secretários e coordenadores das pastas da municipalidade, membros do governo e alguns vereadores.

Após explanação da situação nas esferas global, nacional e local, a Prefeitura comunica a população que o protocolo adotado consiste nas seguintes determinações:

Educação

A partir do dia 23, próxima segunda-feira, as aulas da rede municipal (creches, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos) estarão suspensas, com as escolas e creches fechadas até nova determinação. Para que pais e responsáveis tenham tempo hábil de organizar a nova rotina, durante esta semana, de 16 à 20, a suspensão das aulas será gradativa com orientação de prevenção aos pais e alunos. Não serão contabilizadas faltas aos alunos cujos pais optem por deixá-los em casa. A Prefeitura recomenda que alunos que frequentarem as aulas evitem contato com idosos.

Saúde

A Prefeitura determinou que a partir desta quarta-feira (18) os postos de saúde do Centro e do Cerejeiras (unidade Pedro Maturana), funcionem 24 horas, sendo das 7h às 16h atendimento normal e das 16h às 7h exclusivamente para sintomas de Coronavírus. Já, as unidades de saúde do bairro do Portão e do bairro do Tanque, atenderão após o expediente normal, até a 1h da manhã, somente casos relacionados aos sintomas do COVID-19. Santa Casa e UPA serão referência para casos que apresentarem gravidade. Nos dias 16 e 17, os profissionais da saúde vão participar de capacitação para atendimento específico para o Coronavírus.

A Prefeitura ainda contratou a locação de mais 20 equipamentos respiradores, para possível necessidade. A convocação de mais médicos aprovados no último concurso já foi realizada e está autorizada a contratação emergencial de médicos em substituição temporária para suprir a demanda. Também serão chamados outros profissionais da área da saúde, como enfermeiros e técnicos em enfermagem. Até dia 7 de abril, mais seis médicos disponibilizados pelo governo federal, por meio do programa Médicos pelo Brasil devem assumir suas funções em Atibaia.

É importante ressaltar que em obediência ao protocolo de saúde já existente, somente o médico pode decidir sobre a coleta de material a ser enviado para o Instituto Adolfo Lutz para análise.

Atendimento ao Público

Outra recomendação de suma importância é que a população que utiliza os serviços de atendimento público oferecidos pela Prefeitura não se desloquem até as repartições públicas, mas que utilizem o sistema Atibaia Sem Papel, acessando o site oficial. Informações sobre IPTU, SAAE, PAT, e demais serviços locados no prédio do FACILITA, entre outros, deverão ser acessados por meio do Atibaia Sem Papel, uma vez que o atendimento ao público estará suspenso nos referidos locais.

Lazer e Eventos

A partir desta segunda-feira (16), os equipamentos públicos de lazer e entretenimento estarão fechados, entre eles, Centro de Convenções Victor Brecheret, Casa da Cultura Jandira Massoni, Centro Cultural André Carneiro, Parque Edmundo Zanoni, bibliotecas, ginásios de esportes e piscinas públicas. Ainda, todos os eventos que estavam programados para os locais citados estão cancelados até nova determinação, incluindo a Dobrada Cultural e atividades do Mês da Mulher. As feiras livres, noturnas, de artesanato e do produtor também estão suspensas até segunda ordem.

Empresas, indústrias, comércios, agências bancárias, lotéricas, universidades, escolas particulares e demais órgãos da iniciativa privada, que realizam atendimento ao público, devem observar as recomendações gerais e criar seu próprio plano para o combate ao COVID-19. A orientação para atividades religiosas é que sejam realizadas via transmissão online, sem a presença de público.

A Prefeitura da Estância de Atibaia vai publicar decreto regulamentando todas as decisões, e destaca, ainda, que o plano de contingência entra em vigor por tempo indeterminado e que a população deve acompanhar os canais oficias para receber as atualizações quanto a situação e a normalização dos serviços públicos. Conforme a Administração Municipal, as medidas adotadas estão em consonância com as decisões acertadas na reunião realizada no sábado (14), no governo do Estado de São Paulo e, seguem orientações das Secretarias Estaduais de Saúde e da Educação, e do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia