Saúde: Tome cuidado com as infecções durante o outono

Conjuntivite está entre os problemas mais recorrentes; pacientes em tratamento oncológico devem ter atenção especial.

Durante a estação do outono é muito importante tomar cuidado com as infecções. Muita gente acredita que, durante o período, devemos nos prevenir apenas contra gripes e resfriados. Apesar de serem doenças diferentes em seus sintomas, a prevenção pode ser a mesma.

“Para se proteger de gripe e resfriados, o ideal é lavar sempre as mãos com água e sabão e higienizar-se com álcool em gel constantemente, principalmente quando entrar em contato com superfícies não higienizadas”, explica o médico Jean Gorinchteyn.

Durante a estação do outono é muito importante tomar cuidado com as infecções (Imagem Ilustrativa)

Uma infecção que pode ser recorrente nas épocas mais frias do ano, principalmente por conta da tendência de estarmos mais em ambientes fechados, é a conjuntivite. “A prevenção é o melhor remédio junto com a higienização das mãos”, diz o oftalmologista Marcos Guerra.

O aposentado, Arnaldo Santos, conta que no último mês teve conjuntivite duas vezes: “Não sabia que durante esses meses podia ter mais chances de pegar. Agora estou tomando mais cuidado e mantendo sempre as mãos limpas”, explica.

Tratamento oncológico

Com a chegada do inverno, os pacientes em tratamento oncológico devem ter atenção especial. Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando a sensação de formigamento ou de choque, especialmente nas mãos e nos pés.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias. A oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz, alerta que os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe. “Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados,” explica.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo