Isolamento social em Atibaia é o mais baixo desde o início da quarentena

Após o anúncio do decreto de flexibilização da quarentena em Atibaia feito pelo prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, no dia 22 de abril, a taxa de isolamento social no município em dias úteis passou a alcançar índices abaixo dos 50%. Na última segunda-feira (4), o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo indicou o percentual mais baixo de isolamento no município desde a implantação da quarentena, decretada pelo governador de São Paulo, João Doria, no dia 24 de março. A adesão foi de apenas 46%.

Gráfico mostra índices de isolamento social em Atibaia de 24 de março até 4 de maio (Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento/)

Autoridades de saúde afirmam que a taxa ideal para conter a propagação do coronavírus seria de 70%. João Doria disse, em entrevista coletiva concedida no início da tarde de segunda-feira (4), que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio. “Se não tivéssemos feito isolamento a partir de 24 de março a previsão é que em SP teríamos mais de 26 mil mortes”, completou o governador.

O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência, alertou na terça-feira (5) para as regiões em que os índices têm ficado abaixo de 50%. “Nós precisamos melhorar isso [os índices] todos os dias. E nós teremos enormes dificuldades no prazo um mês se este número não for superior a 50%. Eu me refiro a leitos disponíveis em toda a rede, especialmente leitos de UTI. É claro que isolamento é muito chato, muito difícil. Nós sempre agradecemos à população. Mas a população precisa estar convencida que esta é a única forma de nós darmos conta da assistência aos pacientes do Estado de São Paulo”, afirmou.

Os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente podem ser acessado pelo site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.