Atibaia recebe título de Capital Nacional do Morango

Atibaia é um dos principais polos produtores de morango no país e dona da maior produção do estado.

Atibaia passa a ter o título de Capital Nacional do Morango. A lei que concede o título à cidade foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e publicada em diário oficial nesta terça-feira (28).

O projeto de lei que deu à cidade o título foi aprovado no dia 2 de junho no Senado Federal. Ele tramitava desde 2017. Com o título, a cidade passará a ter prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo e promoção cultural.

(Imagem: Alexas_Fotos por Pixabay)

Atibaia é um dos principais polos produtores da fruta no país e dona da maior produção do estado. O volume e referência no cultivo foram o motivo para dar à cidade o título.

Atibaia conta com cerca de 300 produtores de morango, entre aqueles que produzem mudas e aqueles que produzem a fruta no chão e suspenso. Para 2022, a previsão do município é de uma safra com 3 milhões de pés da fruta.

Além da produção, a cidade é conhecida pela tradicional Festa de Flores e Morangos. Este ano, o evento retorna em sua 40ª edição depois da pausa com a pandemia. Na festa, são vendidas cerca de 80 toneladas de morango.

Fonte: G1.globo.com