Homem que se passava por policial para roubar adolescentes é preso em Atibaia

Criminoso foi preso dentro de ônibus enquanto tentava fugir, após ter roubado dois adolescentes.

Um homem de 37 anos que se passava por um policial civil para enganar e roubar adolescentes na saída de escolas, foi preso na tarde desta quarta-feira (31), em Atibaia, no interior de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, José Cairo de Oliveira se passava por um agente da corporação e abordava os jovens próximo às escolas mostrando uma arma e perguntando se eles possuíam drogas ou bebidas.

Delegacia de Polícia de Atibaia (Foto: Prefeitura de Atibaia/ Divulgação)

O homem também pedia para ver os documentos dos adolescentes e os celulares. Na sequência, ele saía andando ou correndo com os aparelhos e os alunos que haviam sido roubados acabavam não reagindo.

O primeiro caso registrado na delegacia aconteceu no dia 2 de maio, quando ele abordou três jovens e fugiu levando o celular de um deles, no bairro Alvinópolis. Após o ocorrido, a Guarda Civil Municipal começou a monitorar as portas das escolas.

Nesta terça-feira (30), José Cairo de Oliveira realizou um novo roubo a dois adolescentes em frente à escola Major Juvenal Alvim.

Câmeras de monitoramento registraram o homem, vestindo um terno vinho, correndo dos dois jovens que havia roubado. Ele deu sinal de parada para um ônibus, mas não foi atendido pelo motorista. No entanto, após continuar a perseguir o veículo, conseguiu entrar.

A Guarda Civil foi acionada e o ônibus foi identificado. Ele foi alcançado e o criminoso foi preso em flagrante dentro do transporte público.

O falso policial foi reconhecido pelos dois adolescentes roubados no dia e também pelos que estavam presentes no ocorrido do dia 2 de maio.

O homem foi preso em flagrante por furto, roubo e usurpação de poder público. Na manhã desta quarta-feira (31), José teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva.

A Polícia Civil suspeita que o homem tenha atuado em mais casos e pode investigar as imagens de outras possíveis ocorrências, caso novas vítimas apareçam.

O g1 não conseguiu contato com a defesa de José.

Fonte: G1.globo.com