Justiça Eleitoral alerta eleitores de Atibaia para cadastramento biométrico

45% dos eleitores do município ainda não cadastraram sua biometria; Prazo para coleta biométrica termina em 19 de dezembro.

A Justiça Eleitoral está expandindo o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, com coleta de foto, digitais e assinatura, em virtude da proximidade do término de cadastramento, que em Atibaia será em 19 de dezembro. No município, apenas 55% dos eleitores realizaram o cadastramento da biometria. Além do atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o Cartório da 16ª Zona Eleitoral lançou um cronograma de plantões aos sábados, com atendimentos previstos para os dias 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro, das 8h às 13h.

No Estado de São Paulo, 479 municípios estão passando pelo cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores. Segundo o TRE-SP, quem ainda não providenciou a coleta biométrica deve se adiantar para evitar as típicas filas que surgem ao final do prazo.

Conforme o TRE-SP, o procedimento é realizado nos cartórios eleitorais com simplicidade e rapidez. O atendimento deve ser previamente agendado por meio do site http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3 . Ao digitar o CEP residencial, o eleitor é direcionado ao cartório da área que abrange o seu endereço.

Quem se inscreveu a partir do ano de 2015 deve verificar se no título de eleitor há a inscrição “IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA”. Em caso positivo, não é necessário realizar novo cadastramento.

É importante ressaltar que o eleitor que residir em município onde a biometria é obrigatória mas não providenciar o cadastramento terá o seu título eleitoral cancelado e não poderá votar enquanto não regularizar a sua situação, além de ficar impedido de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Mais informações no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo: www.tre-sp.jus.br ou na 16ª Zona Eleitoral de Atibaia (Rua José Ignácio, nº 329, Centro), telefone: (11) 4412-6136.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia