Moradores reclamam de conta de água até três vezes mais cara em Atibaia

Cobrança começou a aumentar em setembro, depois que a companhia de saneamento fez a troca dos hidrômetros.

Moradores de Atibaia (SP) foram surpreendidos com o aumento no valor da conta de água, que, em alguns casos, ficou até três vezes mais cara. A cobrança começou a aumentar em setembro, depois que a Companhia de Saneamento Ambiental (Saae) da cidade fez a troca dos hidrômetros e relógios que fazem a medição do consumo.

A auxiliar de escritório Stefanie das Neves está entre os moradores que reclamam da alta na conta. Ela mora com a mãe e, juntas, pagavam em média R$ 60 por mês na conta de água. Após a troca do hidrômetro, o valor da conta subiu 300% e foi para R$ 240. “Eu levei um susto. Sentei, respirei e olhei de novo. Não acreditei quando vi”, disse Stefanie.

Na casa da administradora Roseli Salete o valor da conta de água triplicou depois que a Saae fez a troca do hidrômetro. Ela chegou a contratar duas pessoas para investigar um possível vazamento, mas ninguém encontrou nada. “É um gasto no orçamento que ninguém estava esperando. De um mês para ca a gentre só teve gasto, incomodação e descaso”, disse Roseli.

Nas redes sociais, outras pessoas também relataram problemas. Um internauta fez um vídeo que mostra o hidrômetro rodando mesmo com o registro fechado. (veja no vídeo acima)

Atibaia tem cerca de 45 mil ligações de água. Desde o começo do ano, a Saae vem trocando alguns medidores que, segundo a companhia, estavam velhos. Até a metade de 2019 cerca de 12 mil serão trocados.

O que diz a SAAE

A SAAE diz que a troca dos hidrômetros é uma determinação do Inmetro e que após a mudança está previso um aumento na conta que pode variar de 20% a 30%.

“O hidrômetro novo tem mais precisão na medição, então ele vai medir o consumo real do cliente. É esse o nosso objetivo” disse Fabiene Santiado, superintendente da Saae.

Nos casos de aumento excessivo, a orientação é para que os consumidores procurem a companhia. “Quando o cliente solicita a vistoria a conta é suspensa até que uma análise seja feita”, explicou a superintendente.

Sobre o vídeo do morador que mostra o hidrômetro rodando mesmo com o registro fechado, a Saae informou em nota que o equipamento pode estar com defeito. Neste caso, ele deve ligar para a companhia e solicitar a troca. O serviço não será cobrado.

Fonte: G1.globo.com