PRF impede jovem de cometer suicídio na Fernão Dias, em Atibaia

No último domingo (22), a Polícia Rodoviária Federal impediu uma jovem de 20 anos de cometer suicídio na rodovia Fernão Dias, em Atibaia. Segundo informações da PRF, os policiais foram avisados pela Unidade de Operações de Atibaia que a mulher estava no km 37. Após se deslocarem até o local, policiais e socorristas retiraram a jovem, que estava acompanhada de seu padrasto, na mureta central da pista.

Ainda segundo informações da polícia, ela estava com sinais de depressão, e relatou que há um mês sofreu um aborto, com 9 meses de gestação. A vítima e o acompanhante foram encaminhados pelo resgate à UPA de Atibaia.

Vale lembrar que estamos no Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

De acordo com o site setembroamarelo.com, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Se você ou alguém que conhece precisa de ajuda, ligue gratuitamente para o número 188 de qualquer lugar do Brasil, o serviço funciona 24 horas.

Fonte: Agência PRF