Casarão Julia Ferraz convida a compartilhar memórias em exposição virtual

Ideia da exposição é fazer com que o público vá atrás de memórias afetivas.

Uma roupa, um lugar, um cheiro, uma comida, um objeto, uma música: coisas simples que nos pegam de surpresa e podem despertar memórias remotas, lembranças da nossa primeira escola, um antigo namoro, os nossos avós. Para reunir essas memórias que nos afetam e emocionam, foi criado o projeto “Arqueologias Afetivas”, que terá uma exposição online interativa e em construção constante no site do espaço cultural Casarão Julia Ferraz.

A ideia da exposição é fazer com que o público vá atrás dessas memórias ativamente, como numa expedição arqueológica de seu próprio passado. As pessoas serão convidadas a “escavar” gavetas, armários, caixas, cabeça e coração a partir de seus desejos e de temas que serão divulgados a cada semana a partir do dia 18 de janeiro nas redes sociais do Casarão.

Memória da exposição virtual Arqueologias Afetivas, projeto do espaço cultural Casarão Julia Ferraz (Foto: Divulgação)

Serão aceitos vídeos, fotos, áudios, textos, cartas, receitas de família e as mais variadas formas que a criatividade do público sugerir. A exposição vai valorizar as narrativas que envolvem as memórias e construir um monumento coletivo de afetividades.

O público poderá enviar o conteúdo através do email casaraojuliaferraz@gmail.com, pelo whatsapp (11) 99806-1515, ou ainda por mensagem via Instagram ou Facebook (links abaixo).

A exposição virtual é parte do projeto “Arqueologias Afetivas”, realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz com recursos recebidos pelo Edital de Chamamento Público de Seleção de Projetos nº 03/2020 da Prefeitura de Atibaia, de acordo com a lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc).

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura Federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura Estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Serviço

O quê: Exposição “Arqueologias Afetivas”
Quando: De 18/01/2021 a 31/03/2021
Onde: https://casaraojuliaferraz.wixsite.com/arqueologiasafetivas

Instagram: instagram.com/casaraojuliaferraz/
Facebook: http://facebook.com/casaraojuliaferraz

Evento gratuito e participativo

Fonte: Marcos Mafra – Assessor de Imprensa Casarão Julia Ferraz