Inscrições para o edital de arte RELEITURAS terminam neste domingo (22)

Terminam no dia 22 de abril, às 23h59min, as inscrições para o edital de arte RELEITURAS, novo projeto da Incubadora de Artistas que selecionará obras para a próxima exposição da galeria, com abertura agendada para o dia 12 de maio. O evento também oferecerá três prêmios de R$ 1 mil aos artistas que mais se destacarem na opinião do júri. O objetivo é estimular a produção artística, avaliar, selecionar, exibir, documentar e divulgar a arte nacional.

Releituras

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, a releitura não é a cópia de uma obra, mas sim uma nova interpretação desse trabalho, levando-se em consideração a vivência do artista com o contexto social, político, econômico e filosófico em que está inserido. Ela é a criação de uma obra nova, usando como ponto de referência outra já existente, e dando para esse trabalho um sentido distinto, acrescentando o toque pessoal do artista, de acordo com suas experiências. Assim como uma obra de arte pode levar a várias interpretações, ela também pode inspirar diversas releituras.

“O Balcão”, obra de Édouard Manet

Muitos artistas consagrados já utilizaram a releitura para homenagear outros mestres, além de aperfeiçoar suas técnicas. Um bom exemplo é o quadro “O Balcão de Manet”, do pintor belga René Magritte, uma reinterpretação de “O Balcão”, obra de Édouard Manet inspirada em “As Majas No Balcão”, de Francisco Goya.

“O Balcão de Manet”, de René Magritte

Outro exemplo curioso é o do artista contemporâneo, Vik Muniz, que se tornou mundialmente reconhecido por conta de suas releituras de obras famosas, feitas com a utilização de materiais inusitados, como lixo, fragmentos de revistas e até comida.

“Medusa”, de Vik Muniz, releitura da “Medusa” de Caravaggio

O colombiano Fernando Botero, por sua vez, lançou-se ao mundo com as releituras das famosas obras “O Casal Arnolfini”, de Jan van Eyck, e “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Seu estilo inconfundível de retratar personagens cheios de curvas, ganhou até nome próprio, o “Boterismo”.

“Mona Lisa” de Fernando Botero

O mestre Pablo Picasso também fez diversas séries de quadros e desenhos inspirados em obras de grandes pintores. A partir dos anos 50 até o fim dos seus dias, dedicou-se a estudar e a “dissecar pictoricamente” trabalhos de outros artistas. Foram quinze pinturas a óleo inspiradas em “Mulheres de Argel”, de Eugène Delacroix, mais de cento e cinquenta esboços e desenhos sobre “As Meninas”, de Diego Velázquez, e vinte e sete quadros inspirados em “Almoço na Relva”, de Manet. Picasso recriou ainda obras de El Greco, Gustave Courbet, Van Gogh e outros.

“Almoço na Relva”, de Picasso, uma das releituras de “Almoço na Relva”, de Manet

Inscrições

As inscrições para o edital de arte RELEITURAS são gratuitas e  cada artista pode inscrever até 3 trabalhos, através de fotos, que devem ser encaminhadas para o e-mail comunicacao@incubadoradeartistas.com.br , com o título “SEU NOME/Inscrição no Edital Releituras”. Podem participar artistas de todo o Brasil e é importante que no e-mail conste o nome da obra que serviu como referência para a releitura.

Serão selecionados trabalhos de pintura, desenho, gravura, fotografia e escultura, que concorrerão a três prêmios de R$ 1 mil cada. O artista será responsável pelo envio do trabalho à galeria, caso seja selecionado.

A exposição RELEITURAS terá início dia 12 de maio de 2018, às 20 horas, e duração de 3 a 4 meses. A galeria fica aberta de quarta a domingo, e é equipada com iluminação específica para obras de arte e monitoria.

O regulamento completo do edital pode ser lido através do link: www.incubadoradeartistas.com.br/noticia.php
A divulgação dos trabalhos selecionados será feita através do site da Incubadora de Artistas e da página do Facebook, até 2 de maio de 2018.

4º BIT!

Abril é o último mês para visitar a exposição do 4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas, que tem o Nu como tema. A mostra conta com os belos trabalhos da fotógrafa Cynthia Barros, feitos para o livro “Desnuda Alma”, que pode ser adquirido na galeria. O público também pode apreciar obras dos fotógrafos convidados Bob Wolfenson, Gal Oppido, Ilana Bar e Jhen Scalco.

Exposição 4º BIT! (Foto de Ricardo de Paula)

Há ainda um espaço com 50 fotos de artistas de várias partes do país, selecionadas através de um edital que contou com mais de 600 imagens inscritas.

A exposição, que já é sucesso de público e tem entrada gratuita, fica aberta até 29 de abril, de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP.

Serviço:

4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas

Local: Incubadora de Artistas
Data: Até 29 de abril de 2018
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Endereço: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da sorveteria Ao Valentim)
Entrada Gratuita
Classificação: 16 anos

Edital de Exposição de Arte Coletiva RELEITURAS

Data: Inscrições até 22 de abril de 2018
Regulamento: www.incubadoradeartistas.com.br/noticia.php
Endereço da Galeria: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia – SP

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil