Programação da Semana Nacional de Museus inicia nesta terça (16) em Atibaia

Museu Municipal João Batista Conti está entre as mais de mil instituições brasileiras que participam da 21ª edição do evento.

A exposição “Rito de Passagem Masculina Xavante sob o olhar do homem contemporâneo”, da fotógrafa e pesquisadora atibaiense Dulci Cardoso, começa nesta terça-feira, 16 de maio, no Museu Municipal João Batista Conti. A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e, juntamente a uma palestra/roda de conversa no sábado (20), representa Atibaia na 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que neste ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, com o intuito de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.

Museu Municipal João Batista Conti (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

A proposta da exposição, que ficará em cartaz até o dia 4 de junho (veja os horários de funcionamento do museu mais abaixo), é utilizar fotografias e símbolos para refletir sobre a relação dos ritos e da ancestralidade em torno da humanização. No sábado (20), também no museu municipal, Dulci Cardoso conta um pouco sobre a pesquisa de campo que realizou junto à aldeia xavante da reserva de Sangradouro, em Mato Grosso.

Responsável por uma importante pesquisa de campo em diversas áreas de atividades nas reservas indígenas de Sangradouro, São Marcos e Dom Bosco, em Mato Grosso, a fotógrafa atibaiense tem trabalhos reconhecidos que fazem parte do Acervo do Museu Etnológico Colle Dom Bosco, em Turim, na Itália.

Vale ressaltar que mais de 1.100 museus e instituições culturais e educativas estão participando da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, realizando mais de 3.500 atividades como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais. O guia com a programação completa está disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/21a-semana-nacional-de-museus/guia .

A 21ª edição da Semana Nacional de Museus faz parte de um conjunto de ações do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que reúne museus de todo o Brasil, fomentando atividades voltadas ao mesmo tema. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

Serviço:

21ª Semana Nacional de Museus

Exposição: “Rito de Passagem Masculina Xavante sob o olhar do homem contemporâneo”
Data: 16 de maio a 4 de junho
Local: Museu Municipal João Batista Conti – Av. Major Juvenal Alvim, nº 121 – Centro
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 11h às 12h e das 13h às 17h, sábado das 11h às 17h e domingo das 9h às 13h

Palestra e Roda de Conversa com a fotógrafa e pesquisadora Dulci Cardoso
Data: 20 de maio – sábado
Local: Museu Municipal João Batista Conti – Av. Major Juvenal Alvim, nº 121 – Centro
Horário: 14h às 17h

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia