Ruas, muros e escadas: 5º Ocupa Atibaia segue espalhando arte pela cidade

No último domingo (22), as ações do 5º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua, chegaram ao bairro Caetetuba, região da Reciclagem, na periferia da cidade. Durante todo o dia, o público pôde conferir as atrações do evento do ICJ – Incentivadores da Consciência Jovem, além de um mural pintado pelo artista BERA.

Mural de BERA (Foto de Ricardo de Paula)

Idealizado por Paulo do Rap e Maria Fernanda, o evento do ICJ contou com cortes de cabelo, grafite, batalha de MCs, poesias, roda de samba, pagode e a peça teatral “Os Papéis de Carolina”. As ações foram todas gratuitas, dando continuidade ao calendário proposto pelo ICJ no 5º Ocupa Atibaia, desenvolvido no 1º semestre de 2018, na EE Padre Mateus Nunes de Siqueira – Escola da Família. “A importância de trazer esse evento para a comunidade é porque a gente quase não tem nada aqui durante o ano inteiro. Têm festas em todo lugar da cidade, no Centro, e aqui para nós, do lado de cá do pontilhão, quase nunca tem. E quando tem não é a festa que a gente gosta, que é uma festa bem popular, que envolve grafite, roda de samba, vários cantores de rap, corte de cabelo gratuito. Esse tipo de festa é importante porque a gente não tem”, declarou Paulo do Rap.

Evento ICJ (Foto de Ricardo de Paula)

As performances foram apresentadas por A Patota do Camundongo, Banda Cristã, Bruna-Batalha MCs, Bruno Ítalo, Contenção Mirian DJ Gigante, Grupo Geito de Ser Pagode, Helidai Mafia Jundiaí SP, Henrique Chalegr Reis a Sigla, Legítima Função, M.Oliveira, Mano Tanque, Mano Zoio, Meduza, NKLS-RAP, Juuh Sallas e Niquito, Rap Restitui, RNR e DJ Black Cia, Unção Gospel, Wanda Cavalcante e Barber Shop.

Evento ICJ (Foto de Ricardo de Paula)

Enquanto era realizado o evento, o artista de Bom Jesus dos Perdões, Alexandre Beraldo, o BERA, estampou sua arte “Somos Fertilizantes” no muro da Cooperativa de Coleta de Lixo São José, a Reciclagem. “É super importante a gente trazer arte para a periferia de alguma forma, e eu fico muito agradecido pela Incubadora ter escolhido meu trabalho e conseguido me encaixar no edital. Os órgãos públicos deveriam olhar para a periferia com muito mais apreço, mais dedicação, e olhar para a arte mesmo, com muito mais seriedade”, comentou BERA.

BERA e Vitor Carvalho (Foto de Ricardo de Paula)

O que vem por aí

As ações do Ocupa Atibaia seguem espalhando arte pelos muros, calçadas e até escadas em diversos pontos do município nos próximos dias.

“TAPE” – Grafite com Matias Picón

Neste fim de semana, dias 28 e 29 de julho, o artista uruguaio Matias Picón estará na cidade com uma proposta de grafite diferente. O projeto “TAPE” é um tipo de arte urbana que busca desafiar os padrões do grafite, com pinturas feitas em lugares com irregularidades como quinas, escadas e outros, onde não é comum encontrar artes ou pichações.

Projeto “TAPE” de Matias Picón (Foto: Divulgação)

Segundo o artista, o projeto nasceu a partir do pensamento que questiona o uso do espaço, tanto pelo estado, como pelos “contrários ao estado”, desafiando as linhas da arquitetura, criando anamorfismos que podem ser vistos de diferentes ângulos. O objetivo é que a experiência ofereça ao espectador uma sensação constante de movimento e de apropriação do espaço, pois as pinturas são pisadas, olhadas e, com o tempo, desfiguradas.

“Extensão de Você” – Grafite com Alex Hornest / ONESTO

Já durante a semana, nos dias 1 e 2 de agosto, quem chega para trazer arte para as ruas de Atibaia é o pintor, escultor e artista multimídia, Alex Hornest, mais conhecido como Onesto. Ele estampará o mural “Extensão de Você”, com a proposta de transmitir as vivências e construções que cada um carrega e apresenta ao mundo. “Tudo que se É e Tem é uma Extensão de Você”, afirma o artista.

Mural de ONESTO em Londres (Foto: Divulgação)

Alex Hornest começou sua trajetória artística na capital paulista, na década de 1990, fazendo grafite e documentando a cena local em vídeos/documentários. Foi convidado a integrar uma exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som de São Paulo em 1994 e, nos anos que se seguiram, continuou a pintar nas ruas e a levar suas obras para galerias e museus de todo o país. A partir de 2007, passou a expor regularmente nos Estados Unidos e Europa.

Ofereça um Muro

Quem não é artista, mas apoia a arte de rua, pode contribuir oferecendo seu muro para receber uma das obras selecionadas pelo 5º Ocupa Atibaia. Aqueles que tiverem interesse em disponibilizar espaço para receber a arte, devem enviar um e-mail para comunicacao@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do muro. A associação dará prioridade para lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Serviço

5º Ocupa Atibaia – “TAPE” – Grafite com Matias Picón
Data: 28 e 29 de julho
Horário: A partir das 10 horas
Local: Acompanhe no Facebook www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

5º Ocupa Atibaia – “Extensão de Você” – Grafite com Alex Hornest / ONESTO
Data: 1 e 2 de agosto
Horário: A partir das 10 horas
Local: Acompanhe no Facebook www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil