Com presença do Corinthians, Copa Paulista terá 24 clubes e nova fórmula de disputa

Atibaia está entre os times participantes. Início do torneio está previsto para o dia 23 de junho; campeão escolhe vaga na Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro no próximo ano.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta sexta-feira os grupos da Copa Paulista 2019. Com início previsto para o dia 23 de junho e término para 30 de novembro, o torneio contará com a participação de 24 clubes, entre eles o Corinthians, que atuará provavelmente com o recém-criado time sub-23. O Votuporanguense é o atual campeão.

(Foto: Amanda Rocha/Divulgação FPF)

Diferentemente das edições anteriores, o torneio terá uma nova fase de grupos. Os 24 clubes serão divididos em quatro grupos de seis na fase inicial. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a etapa posterior, que terá quadrangulares de quatro times, com os dois melhores avançando.

Antes disputada em mata-mata, a terceira fase terá os oito times divididos em dois quadrangulares. Os dois primeiros de cada se classificam para fazer a semifinal e a final da competição.

Outra novidade da edição é o tempo de descanso entre os jogos, já que o torneio não terá mais jogos aos meios de semana, exceto para clubes que também disputam a Série D do Campeonato Brasileiro, dando mais tempo de preparação para as equipes entre uma rodada e outra.

A competição dá vaga aos finalistas à Série D do Brasileiro ou Copa do Brasil (o campeão tem prioridade na escolha).

Confira os grupos:

  • Grupo 1: Batatais, Linense, Votuporanguense, Comercial, Ferroviária e Mirassol
  • Grupo 2: Inter de Limeira, Velo Clube, Noroeste, XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia
  • Grupo 3: Portuguesa, Juventus, Desportivo Brasil, Taubaté, Nacional e Corinthians
  • Grupo 4: Ponte Preta, São Caetano, Água Santa, Santo André, São Bernardo e Grêmio Osasco.

Fonte: Globoesporte.globo.com