Fusão entre RB Brasil e Bragantino abre vaga no Paulistão, e Série A2 terá “acesso extra”

Além dos finalistas da segunda divisão, terceira melhor campanha entre os semifinalistas subirá para a elite estadual de 2020; situação está prevista em regulamento.

A fusão entre RB Brasil e Bragantino terá reflexo direto na composição do Paulistão de 2020 e também na disputa da atual Série A2. Com a junção de dois times da elite estadual, a vaga aberta será preenchida por um “acesso extra” para fechar a conta em 16 participantes.

Diante do novo cenário, agora três equipes vão subir da segunda divisão. Além dos finalistas, a terceira melhor campanha entre os semifinalistas (ou o melhor entre os eliminados) passa a ter o direito de disputar o Paulistão na próxima temporada.

Fusão entre RB Brasil e Bragantino abre vaga no Paulistão(Foto: Reprodução / Red Bull Brasil)

A situação está prevista no regulamento da Série A2 do Campeonato Paulista:

“Art. 9º – Terão direito de acesso à Primeira Divisão – Série A1 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da competição.

§ 1º – Em caso de não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A1 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a 3ª melhor campanha no Campeonato Paulista de Futebol Profissional – Primeira Divisão – Série A2 de 2019, dentre os que disputaram a fase semifinal”.

Com consequência do efeito cascata, o mesmo vale da A3 para a Série A2, também em previsto em regulamento, para equacionar a situação.

As duas competições vão terminar a fase de classificação neste fim de semana. Os oito primeiros avançam para o mata-mata, em cruzamento olímpico, com jogos de ida e volta até a grande decisão.

Água Santa, Rio Claro, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus-SP e Inter de Limeira já estão classificados na Série A2. A briga pelas duas vagas restantes no G-8 envolve cinco times: Taubaté (7º, com 18 pontos), Santo André (8º, com 18), Portuguesa (9º, com 17), Votuporanguense (10º, com 16) e Atibaia (11º, com 16).

Taubaté, Santo André e Portuguesa dependem apenas das próprias forças para avançar – Ramalhão e Lusa fazem um duelo direto no ABC. Todas as partidas da rodada final serão disputadas simultaneamente às 15h de sábado.

Pela Série A3, também são seis já garantidos na próxima fase: Velo Clube, Capivariano, Noroeste, Desportivo Brasil, Comercial e Monte Azul.

As outras duas vagas ficarão entre Audax (7º, com 21), Barretos (8º, com 21) e Primavera (9º, com 19). Audax e Primavera se enfrentam em Osasco. Os dez jogos estão marcados para as 10h de domingo.

Fonte: Globoesporte.globo.com