Ação conjunta de limpeza retira meia tonelada de lixo do Rio Atibaia

Uma operação de limpeza com a participação de 40 voluntários retirou aproximadamente meia tonelada de lixo do entroncamento do córrego do Onofre com o Rio Atibaia. A ação envolveu a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE), a multinacional francesa CONDAT, a Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Atibaia, com apoio da equipe que atua no Termo de Parceria n° 20/2022.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Foram coletados capacetes de motocicletas, muitas garrafas PET, calçados, roupas, uma quantidade significativa de isopor, latas de alumínio, pneus, embalagens de remédios, entre outros resíduos que estavam bloqueando o fluxo de água do córrego do Onofre para o Rio Atibaia. A Saneamento Ambiental Atibaia – SAAE foi chamada para recolher e destinar corretamente o que não era mais passível de reciclagem.

O ponto escolhido para a coleta faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia, uma Unidade de Conservação (UC) municipal, cuja cogestão está sendo feita pela SIMBiOSE, em parceria com a Prefeitura de Atibaia, por meio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O evento ocorreu em 31 de agosto, no Dia Mundial da Limpeza, programa de ação social global do qual a CONDAT do Brasil participa desde 2021. O objetivo é recolher toneladas de lixo lançadas no meio ambiente em todo o planeta, inclusive nas praias, rios e oceanos. A mobilização reúne milhares de voluntários e parceiros em uma onda de limpeza ao redor do mundo.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Os preparativos começaram cerca de 10 dias antes do evento, sob a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente. Uma licença foi concedida para instalação de redes de contenção de resíduos sólidos em três pontos do Rio Atibaia, visando facilitar a coleta do lixo e gerar dados para aprimoramento da técnica. As redes foram confeccionadas pela SIMBiOSE com resto de materiais de construção e outros materiais biodegradáveis.

A CONDAT forneceu sacos de lixo, luvas, um ponto de hidratação com água e alimentos leves, protetor solar, repelente e boné para todos os voluntários, que foram distribuídos em cinco grupos, ao longo de um trecho de um quilômetro nas margens do Rio Atibaia e do córrego do Onofre. Duas embarcações, navegadas pela Defesa Civil, realizaram a limpeza do leito do rio com o apoio da equipe da SIMBiOSE.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia