Cágado-pescoço-de-cobra que chegou ao Cras em estado grave, apresenta boa recuperação

Resgatado em Bragança Paulista no dia 18 de outubro, este cágado-pescoço-de-cobra chegou ao Cras da Mata Ciliar gravemente ferido, com diversas fraturas em sua carapaça, sangramento ativo e pouco reativo. Entretanto, hoje, graças ao trabalho de nossa equipe, sua recuperação está evidente, voltando a se alimentar normalmente e se mostrando ativo nas atividades naturais.

(Foto: Divulgação)

“No começo, fizemos um protocolo para dor devido a gravidade das lesões. Em sequência, demos início aos manejos da ferida com medicamento específico para animais aquáticos, para manter o local limpo, em que continuamos até agora. Sempre trocamos sua água para evitar contaminações e ele vem respondendo bem, apesar do metabolismo ser lento, que faz demorar a recuperação”, explica Júlia Freitas, médica veterinária da Mata Ciliar.

Encontrado sem histórico, a principal suspeita de nossa equipe é que o animal foi atacado por um doméstico, principalmente um cachorro, devido algumas perfurações encontradas pela carapaça e a região das feridas, na parte debaixo e nas laterais.

O município de Bragança Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar