Começa nesta segunda-feira (14) a Semana de Recolhimento de Pneus em Atibaia

Nesta segunda-feira, dia 14 de maio, começa a Semana de Recolhimento de Pneus nos municípios do Estado de São Paulo, realizada pelas Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente junto à Coordenação de Controle das Arboviroses. As ações acontecem até a sexta-feira (18) e, em Atibaia, as visitas domiciliares ocorrem nos bairros Jardim Imperial e Jardim Cerejeiras, com orientações, recolhimento e descarte adequado de pneus.

A Semana de Recolhimento de Pneus tem o objetivo de conscientizar toda a população sobre os perigos do armazenamento incorreto de pneus, que servem como criadouros para o Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de diversas doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya. “O formato do pneu é muito propício para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue”, esclarece a secretária de Saúde de Atibaia, Maria Amélia Sakamiti Roda.

A Secretaria de Saúde ainda alerta que munícipes de outros bairros, borracharias e empresas diversas poderão destinar pneus armazenados diretamente para o Ecoponto Municipal, localizado na Rua da Madeira, nº 750, no bairro Recreio Estoril. Vale ressaltar ainda que o consumidor tem a obrigação de devolver o pneu usado (sem condições de nova utilização) para o fabricante, no local onde adquiriu ou em um ponto de entrega voluntária.

Mais informações na divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Atibaia pelo telefone (11) (11) 4414-2220.