Defesa Civil de Atibaia alerta para possibilidade de chuvas fortes até sexta-feira (20)

Aviso de risco meteorológico para a região de Atibaia indica condições para chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 mm.

A Defesa Civil de Atibaia divulga aviso de risco meteorológico que indica condições para chuvas intensas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, entre terça (17) e sexta-feira (20), na região de Atibaia. De acordo com o alerta recebido da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, a previsão é de acumulados de chuva que podem chegar a 100 mm.

(Imagem Ilustrativa: Valentin Müller por Unsplash)

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET também publicou alerta de tempestade para a região, com risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Diante da previsão de mais chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Comuns no verão, as tempestades são caracterizadas por fortes ventos e intensa precipitação e podem vir acompanhadas de raios e trovoadas. Na iminência de uma tempestade, o ideal é buscar abrigo em locais fechados, como casas e edifícios. Se estiver em áreas abertas, como piscina, estacionamentos ou campo de futebol, saia imediatamente, mantendo distância de objetos altos e isolados como árvores, postes e outros artefatos metálicos grandes e expostos, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Atibaia oferece atendimento 24 horas pelos telefones: 199, 4402-7414 e 4411-5108.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia